Passes de bola, torcida, gols e muita criança se divertindo e brincando. Assim foi aCopa Mato Grosso Mini e Mirim de Handebol que reuniu mais de 200 crianças de Sorriso, Ipiranga do Norte, Arenápolis, Sinop e Lucas do Rio Verde neste fim de semana com jogos nos ginásios Domingão e Fermino Maleski. Aém da Copa, Sorriso ainda foi sede do Festival Mato-grossense de Mini-handebol e de um Curso de Mini-handebol.
A Copa
A festa do handebol iniciou na sexta-feira com a Copa Mato Grosso Mini, sub-10 anos e Mirim, sub-12 anos. A competição reuniu cerca de 200 crianças de 8 a 12 anos nos naipes masculino e feminino e Sorriso venceu nas quatro categorias faturando o título de campeão no mirim, sub-12 anos no masculino e feminino e de campeão no mini, sub-10, também no masculino e feminino. Arenápolis foi vice no mirim masculino já Ipiranga ficou em terceiro lugar no mirim masculino. No mirim feminino Sorriso faturou o segundo lugar e Sinop ficou com o bronze. A mesma dobradinha se repetiu no mini masculino e feminino.
O Festival
Já no sábado a programação contou com do Festival Mato-grossense de Mini-handebol. Cerca de 120 crianças de 05 a 08 anos participaram do evento, uma grande festa com muitos jogos e brincadeiras. Conforme o professor e treinador da modalidade, Cristiano Fripp, eventos como esse visam difundir a prática esportiva entre os pequenos com a promoção e o desenvolvimento das categorias de base do handebol.
“Temos um carinho muito grande pelo Festival de Mini-handebol, esse é um momento de incentivo, de descoberta das crianças em relação ao esporte e de forma lúdica eles vão despertando para o esporte, não só para o handebol, mas entendendo que a atividade física é um eixo fundamental para a saúde”, frisa o professor. O festival é uma promoção da Federação de Handebol do Mato Grosso com a parceria do Município.
O Curso
E além da copa e do festival, o Município foi sede do Curso Nacional de Mini-handebol com a presença do professor Diego Melo, diretor nacional de Mini-handebol e referência mundial na formação de treinadores e de Vinícius Coltri, idealizador do Portal do Handebol. A prata da casa, a professora Telma Lemos, técnica da equipe de handebol de Sorriso e vice-diretora nacional de Mini-handebol também foi destaque no Curso.
Telma pontua que o Curso é essencial na qualificação de treinadores e professores que atuam com crianças na modalidade. “Mais uma vez o nosso Município se destaca como um polo de fomento ao esporte, tanto para atletas, quanto na formação de profissionais. Sem dúvidas, isso contribui muito para a melhoria da prática esportiva em Mato Grosso”, pontuou Telma ao divulgar o evento.
Homenagens
E no sábado, dia 16, a noite foi especial. O momento marcou a comemoração dos 20 anos da Associação Sorriso de Handebol com homenagens para aqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Handebol em Sorriso, como atletas, ex-atletas, dirigentes, autoridades, imprensa e apoiadores.
No Município, os eventos contaram com o incentivo da Prefeitura Municipal, com atuação direta da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). “Foi um fim de semana produtivo, com muito aprendizado, mas também com muita diversão e alegria para as crianças”, comemora o gestor da pasta, Júnior Brandão.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro/Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 27°