A audiência pública realizada nessa quarta-feira, 26, na Câmara de Sorriso, definiu a formação de um comitê para discutir o serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos no Município.
A reunião foi conduzida pelo vereador Toco Baggio (PSDB). Participaram dos debates representantes do Poder Executivo, da Associação de Disque Entulho de Sorriso (Ades), da Associação Sorriso de Catadores de Materiais Recicláveis (ASC) e de entidades como OAB e Aces, além de vereadores.
O comitê será composto por membros das associações do setor, da OAB, do IFMT e do poder público.
A advogada dra. Ana Stefanello, membro da Comissão de Meio Ambiente e Agronegócio da OAB/ Sorriso, parabenizou a Câmara pela audiência. “Muito importante essa iniciativa que busca a regulamentação dessa atividade que beneficia toda a população porque ela vem se preocupando em cuidar do nosso meio ambiente,” frisou.
O vice-prefeito Acacio Ambrosini destacou que se trata de um tema relevante para a gestão ambiental e o bem-estar dos munícipes e que a participação de todos é fundamental. “Estamos avançando em algumas ações e queremos mais. Com esse comitê discutiremos ideias e propostas para que possamos dar um destino correto para os resíduos”, destacou.
O presidente da Ades, Hudson Fioenza, acredita que a partir do trabalho do comitê será solucionada uma das maiores queixas que é o valor cobrado para a destinação do lixo sólido, como restos de material de construção. “Hoje, a caçamba custa em média R$ 850 entre taxa de destinação e transporte até o destino final”, explicou.
Para o vereador Toco Baggio, a audiência atingiu seu objetivo. “Saímos desse debate com o compromisso de encontrar alternativas viáveis para essa problemática por meio dessa comissão formada, que é um anseio da sociedade”, finalizou o parlamentar.
Acompanhe, no link abaixo, a transmissão da audiência.
https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1360668688416005
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Keli Santin
Mín. 20° Máx. 27°