Após o lançamento do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliou em 200% o número de operações aéreas realizadas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme balanço semestral do Ciopaer, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), as ações aumentaram de 80 para 237 de um período para o outro. O aumento das operações elevou significativamente a produtividade em diversas frentes de atuação.
A quantidade de entorpecentes apreendidos aumentou 620%, subindo de 1 tonelada no primeiro semestre de 2024 para 7,7 toneladas no primeiro semestre deste ano. O número de veículos recuperados subiu 260%, aumentando de 22 para 79 localizações. A quantidade de armas apreendidas aumentou 190% saindo de 10 para 29 armamentos retirados de circulação.
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, atribuiu o aumento das operações aéreas e, consequentemente, da produtividade ao lançamento do programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, em novembro do ano passado.
O programa Tolerância Zero ampliou as ações das forças de segurança de enfrentamento à criminalidade em todo Estado, e o papel do Ciopaer é justamente dar apoio aéreo a essas ações garantindo efetividade e agilidade. O que levou ao aumento do número de operações e consequentemente a quantidade de drogas, armas e veículos apreendidas, explicou.
Para o secretário Adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o Ciopaer tem desempenhado um papel fundamental na efetividade dos resultados das ações das forças de segurança dentro do Programa Tolerância Zero.
O apoio aéreo do Ciopaer traz efetividade e celeridade de ações complexas das forças de segurança, tornando a resposta de uma operação mais rápida e assertiva. Isso significa mais ocorrências sendo atendidas, maior presença das equipes policiais e o principal, a nossa população mais segurança em casa e nas ruas, destacou.
Desde novembro do ano passado, o Governo do Estado iniciou a operação Tolerância Zero as facções criminosas, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para combater todos os tipos de crimes e para proteção e defesa do cidadão de Mato Grosso.