Presidente eleito da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf escalará o ex-diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio) Roberto Azevêdo para comandar o Conselho de Relações Internacionais da entidade diretamente de Nova York a partir de 2026.
O movimento faz parte da articulação de Skaf para reforçar as relações entre os setores privados brasileiro e norte-americano. Em sua primeira entrevista a jornalistas após ter seu retorno à entidade sacramentado, o executivo destacou que uma das marcas de sua gestão será a “diplomacia empresarial”
“Vamos praticar a diplomacia empresarial em relação a outros mercados. Vamos ter equipes que vão trabalhar de forma permanente para abrir mercados, se aproximar dos nossos clientes do exterior, para que possamos vender mais, comprar mais, trazer investimentos, levar investimentos a outros países, especialmente para o mercado americano”, disse.
“Temos uma história de 200 anos de parceria com os Estados Unidos. Faz mais de 100 anos que eles são o grande parceiro comercial do Brasil: é o maior investidor no Brasil, praticamente 30% dos investimentos estrangeiros no Brasil, 300 bilhões de dólares, são capital americano”, completou.
Skaf destacou ainda que os Estados Unidos são o principal destino para bens brasileiros com maior agregação de valor: as exportações industriais tiveram recorde de US$ 31,6 bilhões no ano passado. “O que nos interessa é vender manufatura, agregando valor, gerando emprego, pagando melhores salários”, completou.
“Vamos iniciar o trabalho de diplomacia empresarial, ajudando a diplomacia de governo, no sentido de nos aproximarmos dos mercados em geral, especialmente o americano. O conselho comandado por Azevedo será um conselho global. Vamos trabalhar com o mundo para fortalecer nossos negócios e empresas”, concluiu.
Skaf de volta à Fiesp
Paulo Skaf sacramentou seu retorno à presidência da Fiesp em eleição realizada na sede da entidade na tarde desta segunda-feira (4). O empresário assume em janeiro e ficará no comando entre 2026 e 2029.
A votação aconteceu entre 9h e 17h, com apuração imediata. Segundo a própria entidade, o processo foi conduzido pela Mesa Diretora, presidida pelo Dr. Fábio Prieto, e acompanhado pela Comissão Eleitoral da entidade, presidida pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sydney Sanches.
Skaf tem formação administrativa e por mais de 20 anos atuou no setor têxtil, inicialmente como empresário e depois como líder do setor ao assumir a presidência da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções) e do Sinditêxtil/SP (Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo).
Em 2004, foi eleito para seu primeiro mandato como presidente da Fiesp, ocupando o cargo por 17 anos, até 2021. Nesse meio tempo, em 2007, assumiu o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).