“Arrastão” da PJC prende 4 e mata 1 do Comando Vermelho

Operação conjunta apreendeu armas de fogo, drogas, dinheiro, um veículo e materiais de uso restrito da Segurança

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (7), em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), a Operação Manus Legis.

O objetivo é desarticular pontos de apoio e estruturas logísticas de criminosos ligados a facções que atuam na região – entre elas, o Comando Vermelho.

Foram cumpridos 24 mandados, sendo 12 de busca e apreensão e 12 de quebra de sigilo telefônico, decretados pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, com parecer favorável do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

As ordens judiciais foram expedidas após investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Cáceres, que identificaram pontos na zona urbana e rural do município utilizados como base de apoio e refúgio por integrantes da facção criminosa.

PRISÕES E APREENSÕES – A Operação Manus Legis resultou na prisão em flagrante de quatro faccionados e na apreensão de 6 armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, um veículo, entorpecentes, dinheiro e materiais de uso exclusivo das forças de Segurança.

Durante a ação, um quinto suspeito resistiu à abordagem e reagiu contra os policiais, o que resultou em troca de tiros.

Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Todo material apreendido foi levado, com os quatro suspeitos, à Delegacia de Cáceres.

Eles foram interrogados e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

Conforme o delegado de Cáceres, Mauro Arruda de Moura Apoitia, a ação representa um importante marco no combate a crimes na região de fronteira e divisa com a Bolívia.

O objetivo, segundo ele, é enfraquecer e descapitalizar o crime organizado e obter provas que sustentem futuras responsabilizações penais.

“A Polícia Civil realiza um trabalho investigativo contínuo, técnico e comprometido, sempre em defesa da sociedade. O crime não compensa, e a lei sempre prevalece e alcança aqueles que tentam desafiar o Estado Mato Grosso que é tolerância é zero contra a criminalidade”, disse o delegado.

INTEGRAÇÃO – A Polícia Civil reforçou a importância da participação da população por meio de denúncias.

As informações repassadas pelos cidadãos têm-se mostrado fundamentais para localizar criminosos, identificar rotas do tráfico e desarticular organizações criminosas.

“É a união entre a sociedade e as forças de segurança que garante resultados como este”, acrescentou o delegado Mauro Apoitia.

Participaram do trabalho operacional 60 policiais civis das delegacias da Regional de Cáceres, com apoio tático da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), e suporte aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Polícia Militar, garantindo precisão e segurança nas incursões.

A OPERAÇÃO – “Manus Legis” é uma expressão em latim que significa “Mãos da Lei”.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima