Legislativo alcança índice de 98,05% e se consolida entre as instituições mais transparentes de Mato Grosso

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, nesta quarta-feira (10), a cerimônia de entrega dos certificados de Transparência Pública a 124 instituições do Estado que atingiram os padrões estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Nesta edição, Mato Grosso obteve 54 Selos Diamante, 48 Ouro e 22 Prata.
Entre as instituições de destaque está a Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, que pelo segundo ano consecutivo alcançou o Selo Diamante, o mais alto nível de reconhecimento do programa. Com índice de 98,05%, o Legislativo municipal reafirma sua posição de referência em transparência pública no Estado.
A nova conquista reflete um trabalho contínuo de fortalecimento da gestão da informação. Além de manter atualizadas todas as publicações obrigatórias no portal institucional, a Câmara investiu em melhorias para tornar os conteúdos mais acessíveis, organizados e didáticos, facilitando a compreensão por parte da população.
Coordenado nacionalmente pelos tribunais de contas, o PNTP avalia anualmente o grau de transparência de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com base em 130 critérios técnicos. Mais de 500 profissionais dos 33 tribunais de contas do país participaram da análise. A plataforma nacional registra crescimento no índice médio de transparência do Brasil, que passou de 63,94% em 2024 para 66,60% em 2025.
A solenidade de premiação será realizada no Auditório da Escola Superior de Contas “Lenine de Campos Póvoas”, a partir das 8h, e deve reunir mais de 350 gestores públicos, controladores internos e responsáveis por portais da transparência.