Na frente da escola umcaminhão vermelho auto bomba tanque dos bombeiros. O que já seria o suficiente pra chamar a atenção da gurizada. Mas o momento vivido pelos jovens estudantes da Escola Municipal Jardim Amazônia foi ainda melhor: os pequenos viveram a experiência das mulheres e homens das chamas ao operar a mangueira e espirrar água em um incêndio – esse último fictício, claro.
A cena tem sido comum nas escolas sorrisenses e integra o projeto “Bombeiros nas Escolas” que conta com a visita de uma equipe da 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar Alves Daroit nas escolas do Município. A intenção, frisa o comandante da Companhia, tenente BM Thiago Reis, é justamentedespertar a consciência ambiental. “Quando visitamos uma escola e conversamos com as crianças, explicamos para eles de uma forma muito simples o que pode causar um incêndio e como agir em situações desse tipo; automaticamente a criança reproduz a conversa em casa, para familiares e amigos e o conhecimento tem um alcance bem maior”, diz.
Thiago destaca que no Estado todo os bombeiros tem feito esse trabalho. “Aqui em Sorriso nós buscamos conciliar o projeto às ações do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos com um trabalho intenso de conscientização ambiental”, ressalta.
“O trabalho de instrução e prevenção é um dos braços de atuação do Comitê tão importante quanto o próprio combate ao incêndio; temos certeza que as crianças que acompanham essas formações passam a ter outro olhar sobre o cuidado com o meio ambiente e também com o outro”, destaca.
Para a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, o trabalho realizado em conjunto alia a teoria à prática. “Nossas escolas estão desenvolvendo noções de educação preventiva, ouvindo diretamente dos profissionais relatos do dia a dia; projetos como esse contribuem para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de atitudes benéficas para toda a comunidade”, aponta a secretária.
A diretora da Escola Municipal Jardim Amazônia, Marcilene Scárdua, reforça a importância de vivenciar as situações na prática. “É um trabalho muito bacana; nossas crianças são os adultos do amanhã e a conscientização precisa iniciar agora, são lições que eles levam para casa e compartilham com a família”, salienta.
Além de tratar diretamente a prevenção e incêndios, a equipe dos bombeiros falou também sobre trotes e suas consequências, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, ética, moral e cidadania.
Conforme a diretora da escola,140 pequenos estudantes da unidade acompanharam a palestra.A mesma ação será realizada hoje à tarde, a partir das 13 horas, também na Escola do Jardim Amazônia. Na próxima semana outras unidades também devem receber a visita orientativa. “É um trabalho conjunto e com várias frentes”, finaliza o tenente.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro e Corpo de Bombeiros
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 27°