Na manhã da última terça-feira (18), o CRAS São José foi palco de uma verdadeira celebração da cultura e da imaginação com a apresentação do espetáculo "O Reino de Lalinha". “Este projeto, que visa incentivar a leitura de forma lúdica e interativa, proporcionou um dia mágico na vida de muitas crianças da comunidade”, reforça o diretor da peça e artista Natanael Oliveira Silva.
“As crianças presentes tiveram a oportunidade de interagir com os personagens e se envolverem diretamente na trama. A abordagem interativa não apenas tornou a experiência mais divertida, mas também reforçou a mensagem educativa do espetáculo, mostrando que estudar pode ser uma atividade prazerosa e gratificante, explica o ator Roberson Variani.
Segundo a atriz Caroline Kathllen da Silva do Nascimento, o sucesso do espetáculo foi evidente pelo brilho nos olhos das crianças, e pela alegria contagiante que se espalhou pelo ambiente. “Para muitas delas, foi uma oportunidade única vivenciar a magia do teatro e de descobrir o prazer da leitura”, conta ela ao acrescentar que os pais e educadores presentes também elogiaram a iniciativa, destacando a importância de projetos como este para o desenvolvimento intelectual e emocional dos pequenos.
"O espetáculo não apenas encantou, mas também educou, mostrando que a cultura e a criatividade são ferramentas poderosas para a transformação social. Eventos como este reforçam a importância de investir em iniciativas culturais que promovam o aprendizado de forma lúdica e envolvente, contribuindo para a formação de uma geração mais curiosa, criativa e consciente, afirma o Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes.
Sobre o espetáculo
"O Reino de Lalinha" é uma narrativa envolvente que aborda temas como a importância da educação e a superação do desânimo. A história gira em torno de um reino que sofre com a falta de vontade de estudar, causada pela presença do senhor Ratoso, um personagem que espalha o desinteresse entre os habitantes. No entanto, com a ajuda do Galo e do Elfilho, os protagonistas conseguem encontrar uma solução para o problema, restaurando a alegria e a magia no reino, e incentivando todos a voltarem a fazer suas lições de casa.
O projeto foi aprovado no Edital nº 006/2023, “Economia Criativa e Solidária”, da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Esta iniciativa cultural segue as diretrizes da Lei Complementar nº 195/2022, do Decreto Federal nº 11.525/2023, e das Leis Municipais nº 3.424/2023 e nº 2.213/2013, além do Decreto Municipal nº 717/2022.
Segundo o Termo de Compromisso Cultural nº 168/2023 da Prefeitura de Sorriso, o projeto "O Reino de Lalinha" reflete o compromisso do município em promover a cultura e a educação de maneira acessível e envolvente.
Ficha técnica
Proponente, direção, e sonorização do projeto: Natanael Oliveira Silva
Atuando: Daniel Henrique de Souza, Roberson Variani, Amanda Mazzotti, Karolliny Antonowiski de Oliveira, Karolliny Castorelli e Caroline Kathllen da Silva do Nascimento.
Maquiagem: Amanda Mazzotti
Figurino: Coletivo
Texto: Natanael Silva e Carolina Lasco
Fotos: Semcultj
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 27°