Sábado, 23 de Novembro de 2024
22°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Jornada de Vigilância em Saúde segue até a próxima quinta-feira

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, a Primeira Jornada de Vigilância em Saúde começou nesta segunda (24) e continua até qu...

24/06/2024 às 16h07
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito:Prefeitura de Campo Verde -
Crédito:Prefeitura de Campo Verde -

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, a Primeira Jornada de Vigilância em Saúde começou nesta segunda (24) e continua até quinta-feira (27), no Centro de Atendimento ao Idoso Beno Jhonner.

O tema central da Jornada são os cuidados e a prevenção contra a Hanseníase e a tuberculose. Participam do evento, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais ligados à área médica da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta segunda-feira pela manhã os participantes tiveram uma palestra com a infectologista Andreia Tamborelli, especialista em hanseníase. À tarde, as ações serão com os médicos das unidades de saúde.

Gerente de Vigilância em Saúde, Cristiane Simões explicou que o objetivo da Jornada é capacitar os profissionais que atuam diretamente com a população para que eles possam oferecer um atendimento de qualidade. “Principalmente pacientes acometidos com esses agravos”, frisou ela.

De acordo com a doutora Andreia, a incidência da Hanseníase no Mato Grosso é alta e toda a população está sob o risco de ser acometida pela doença, que está na relação daquelas consideradas negligenciadas, assim como a tuberculose.

“E nós precisamos lembrar da Hanseníase, por que no seu diagnóstico precoce, inicial, os sintomas, os sinais, podem ser discretos. Se a gente não lembrar que ela existe, o indivíduo vai ficar por anos doente. Tanto adoecendo seu corpo como transmitindo [a doença], e no seu diagnóstico, ele já vai ter sequelas”, observou a médica.

A secretária municipal de Saúde, Amanda Santos da Silva, salientou que, por Campo Verde ser modelo em saúde pública no estado, é necessário que os profissionais envolvidos no atendimento à população estejam e constante capacitação.

Ela também comentou que no município existem vários casos diagnosticados com a hanseníase e um número significativo de pacientes em tratamento, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para que a doença não evolua.

“A hanseníase, em especial, é uma das doenças que mais se aposenta no Brasil, porque ela traz uma invalidez desde generalizada nervosa até perdas de força em algumas partes do corpo. Então quanto mais cedo você tratar, mais rápido você vai ter uma resposta. E esse tratamento vai sofrer um tratamento, que é um pouco longo, mas sem nenhum dano futuro”, explicou a secretária.

De acordo com a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, que representou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira no evento, a capacitação que está sendo realizada vai ao encontro das ações da Saúde de Campo Verde, que, frisou ela, é a melhor de Mato Grosso entre os municípios com população entre 30 mil e 100 habitantes.

“Ela vem capacitando os profissionais para que nós consigamos, enquanto gestão pública, entregar um melhor serviço para a população e também um melhor preparo para a equipe da Saúde”, ressaltou a vice-prefeita.

O tema tuberculose será tratado durante esta terça-feira (25). Na quarta haverá palestra pela manhã com a professora da UFMT Clesoni Modesto. A parte prática será no período da tarde e na quinta-feira (26) será realizado treinamento para os enfermeiros com os pacientes, coordenado pela médica Natália Angolino.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.