Sábado, 23 de Novembro de 2024
22°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Paço Municipal recebe 324 obras de arte de alunos de polos culturais de Sorriso

Durante toda esta semana (24 ao 28 de junho), das 7h às 13h, o saguão da Prefeitura Municipal estará mais colorido. Isso porque os trabalhos artíst...

25/06/2024 às 10h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Durante toda esta semana (24 ao 28 de junho), das 7h às 13h, o saguão da Prefeitura Municipal estará mais colorido. Isso porque os trabalhos artísticos, inspirados nas técnicas do artista pernambucano Romero Britto, e realizados pelos alunos de artesanato, desenho e pintura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) estarão disponíveis para visitação.

Para o diretor artístico da Semcultj, Antônio de Paula, é maravilhoso ver a materialização deste trabalho que vem sendo preparado há três meses pelos professores e alunos dos polos de cultura. “A mostra de arte tem como objetivo expor o resultado de trabalhos que foram confeccionados durante todo o primeiro semestre. Nosso público-alvo são alunos entre 4 anos até a idade adulta. São diferentes perspectivas e olhares sobre as obras de Romero Britto que atravessam gerações.”

O diretor completa que o foco deste trabalho é a combinação entre arte e meio ambiente. “Nosso foco, além da produção artística são os trabalhos de conscientização ambiental. Incentivamos nossos professores a utilizarem materiais recicláveis na produção das obras e mostrar aos alunos que o resultado é lindo, ecológico e de fácil acesso” explica ele.

A professora Hellen Aparecida Santos de Sousa, que atua no Polo São Domingos e atende 150 alunos em oficinas de artesanato e pintura, compartilha da mesma opinião. “Tudo o que fazemos, buscamos usar materiais reciclados, porque é o que encontramos em abundância em nosso dia a dia e as crianças adoram usá-los. Transformamos lixo em luxo” diz. 

As alunas presentes na abertura da mostra não esconderam o entusiasmo ao falar da exposição. “Confeccionei quatro telas nas oficinas, sendo duas delas foram inspiradas em obras de Romero Britto. E o que mais gostei no trabalho do artista foram as cores vivas e o jeito que ele pinta. Aprendi muito,” conta a aluna do Polo São Domingos Enelly Keteley Lima da Silva de 10 anos.

Jhemily Mikaela Freitas da Silva, de 12 anos, também estava contente com o resultado de seu trabalho. “Conheci Romero Britto com minha professora, além de estudar sobre suas obras, aprendi a cuidar do meio ambiente porque trabalhamos com reciclagem. Esse tipo de atividade abre nossa mente e nos ajuda a ter mais paciência”, completa. 


Técnicas de trabalho

De acordo com a professora de artes Marinês Riboli, que atende um total de 100 alunos entre 4 e 16 anos, o ensino das técnicas de pintura varia de acordo com a idade das crianças. “Trabalhamos Romero Britto em suas cores, nuances e misturas. Com os alunos mais novos o acompanhamento é mais direto, usamos desenhos prontos e eles o coloriram. Já com os maiores, usamos a cópia por observação”, destaca ela. 

A professora Hellen Aparecida Santos de Sousa, que atende alunos entre 4 e 14 anos, disse que os pequeninos escolheram desenhos de Romero Britto e aplicaram a colagem de sementes em seu contorno, para estimular sua coordenação. Os maiores aplicaram a técnica de patchwork ou pet embutido, que é a colagem de pequenos retalhos de papel em isopor. Nas aulas de pintura, usamos papelão, o cobrimos com uma camada de massa corrida, o lixamos e pintamos”, detalha.

“Todos os alunos aprenderam um pouco. Eu busquei trabalhar a parte histórica do artista e até os pequenos sabem quem é Romero Britto”, completa Hellen.

“Eles sempre nos deixam emocionados porque no final de tudo eles se sobressaem. Todo ano é uma surpresa boa e esse é o melhor pagamento que um professor pode receber pelo seu trabalho” conclui Marinês. 

O gestor da pasta de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, convidou a comunidade para prestigiar a exposição. “Unimos cinco Polos Culturais nessa exposição e toda população de Sorriso pode acompanhar o talento de nossas crianças. Estamos muito felizes com o resultado desta mostra”, enfatiza.



  • Texto: Carolina Lasco

    Fotos: Weriton Queiros

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.