O Centro de Eventos do Pantanal recebeu nesta sexta-feira (18) a segunda edição do Congresso Mato-grossense de Recursos Humanos (Comarh), que reuniu 800 profissionais da área de todo o país, além de palestrantes, mediadores e membros da diretoria executiva da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/MT), realizadora do evento.

Para este ano, o congresso teve como principais objetivos debater a saúde mental no ambiente organizacional, o desenvolvimento humano, a felicidade corporativa e a Norma Regulamentadora (NR-1) – que estabelece as disposições gerais sobre a saúde e segurança no trabalho.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) é apoiador do Comarh e contou com um estande no evento. Segundo a gerente de Desenvolvimento de Seres Humanos, Suleima Metelo, a instituição vê a realização do congresso como uma forma de qualificação dos profissionais de recursos humanos das empresas.
“Sabemos que uma das principais dores do pequeno empreendedor é a mão de obra. Por meio deste congresso, estamos apoiando a qualificação destes profissionais, o que resulta em um impacto nos pequenos negócios, pois este recrutador estará preparado para fazer uma boa seleção. Se temos um RH que faz uma empresa corporativa olhar para o social [da sigla ESG], estamos movimentando uma comunidade, pois ele estará trazendo retornos como a formação de mão de obra e o investimento em jovens aprendizes, por exemplo”, destaca.
O Sebrae/MT conta com soluções disponíveis para desenvolver habilidades empreendedoras por meio de metodologias aplicadas aos profissionais de recursos humanos que atuam em empresas corporativas e pequenos negócios ou são profissionais liberais.

Para a presidente da ABRH/MT, Nádia Macanham, o evento é uma oportunidade de trazer tendências, fomentar e desenvolver o conhecimento da comunidade de desenvolvimento de pessoas.
“O RH é a área que cuida de gente dentro das organizações, e eu digo sempre: quem gera resultados e experiências são as pessoas. Trabalhar este profissional de recursos humanos promove um ambiente de melhor qualidade de vida, desenvolvimento para as pessoas que estão dentro da empresa e melhora a condição da sociedade. O Sebrae Mato Grosso é um apoiador da ABRH e nós sabemos que temos portas abertas com esta instituição que representa tantos grupos. Para nós, é uma felicidade imensa tê-los aqui junto conosco”, afirma.
Dentre os palestrantes, estiveram presentes nomes de destaque no mercado, como: a CEO do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, a sócia-CEO da P2B, Elaine Fernandes e a CEO e fundadora do Grupo Valure, Lorena Lacerda.