O reconhecimento foi anunciado nesta segunda-feira (9)
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros

Em Lucas do Rio Verde, aprender a ler e a escrever na idade certa virou motivo de reconhecimento nacional. Mais uma vez, a rede municipal de ensino conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (9).
Essa é a segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, que visa valorizar as Secretarias de Educação que promovem avanços significativos no ensino básico, garantindo o direito à alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa foi lançada em 2024, por meio do Decreto nº 12.191.
“A alfabetização na idade certa é um dos principais objetivos da educação municipal. A conquista do Selo Ouro do MEC reconhece todo o trabalho desenvolvido nas turmas de alfabetização, além de alegrar os profissionais envolvidos e encorajar a continuidade dos avanços. Nossa meta é que 100% dos alunos sejam alfabetizados”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Entre os critérios avaliados pela certificação está o alcance da meta de alfabetização estipulada para o ano de 2024 pelo Indicador Criança Alfabetizada.
Nesse sentido, Lucas do Rio Verde se destacou ao alcançar 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados, superando em 6,94 pontos percentuais a meta de 66,59%. O índice municipal se posicionou, ainda, acima das médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%).
Mais do que um reconhecimento ao compromisso da Secretaria de Educação com a alfabetização na idade certa, o Selo Ouro do MEC evidencia o empenho diário dos professores da rede municipal, que trabalham para garantir um futuro cheio de oportunidades às crianças luverdenses. A conquista consolida Lucas do Rio Verde como referência nacional em educação de qualidade, com práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.
EDUCAÇÃO