Com o objetivo de fortalecer o turismo regional e incentivar a inclusão de municípios no Mapa Brasileiro do Turismo, Sorriso será sede do 1º Encontro Regional de Prefeitos, Prefeitas e Primeiras-Damas do Turismo. O evento será realizado no dia 9 de maio de 2025, das 15h às 17h, no Centro de Eventos Ari José Riedi, reunindo lideranças municipais de toda a região.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Adjunta de Turismo, além da Associação Turística Portal do Agronegócio (ATPAGRO).
O encontro traz como tema "Desenvolvimento do Turismo Regional" e contará com as participações da secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia A. Morais Costa, e do interlocutor estadual do turismo, Diego Orsini, além de outros convidados que discutirão estratégias, políticas públicas e oportunidades para impulsionar o setor nos municípios da região.
Sorriso integra a Região Turística Portal do Agronegócio, composta por outros 18 municípios: Lucas do Rio Verde, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tabaporã, Tapurah e Vera.
Durante o encontro, será tratada a importância da habilitação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, condição essencial para o acesso a recursos federais destinados ao setor. A proposta é incentivar que todas as gestões municipais estejam preparadas para desenvolver políticas públicas voltadas ao turismo de forma estruturada e integrada.
Ao final do encontro, os participantes devem prestigiar a solenidade de abertura da Exporriso 2025, uma das principais feiras do agronegócio mato-grossense, que também movimenta o turismo de negócios na região.
Texto: Larissa Gribler
Fotos: Arte DECOM
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 20° Máx. 30°