Durante todo o mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá promove a campanha Maio Vermelho, com ações intensificadas de prevenção, orientação e diagnóstico precoce do câncer de boca. A mobilização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com o objetivo de alertar a população sobre os fatores de risco, os principais sinais da doença e a importância do cuidado com a saúde bucal.
A campanha coincide com o Dia Mundial de Combate ao Tabaco, celebrado em 31 de maio, destacando o tabagismo como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca.
Como parte das ações do Maio Vermelho, nesta quarta-feira (7) foi realizada uma palestra virtual, em parceria com a Saúde Digital da SES/MT, com o tema “Câncer Bucal: como reconhecer os sinais e fazer o diagnóstico precoce”. O palestrante foi o professor Dr. Vinicios Carrard, da UFRGS. O encontro, que reuniu estudantes e profissionais de Odontologia, ocorreu às 14h, por meio do canal youtube.com/TeleEducaMatoGrosso .
O ponto alto das atividades será o Dia D da campanha, que acontece no próximo sábado (10 de maio), das 8h às 16h, em todas as UBSs da capital que contam com equipes de saúde bucal. Nessa data, a população poderá participar de uma série de ações gratuitas, como:
Exames bucais preventivos;
Orientações sobre os principais sinais e sintomas do câncer de boca;
Ações educativas sobre tabagismo, alcoolismo e outros fatores de risco;
Encaminhamentos para exames especializados, se necessário.
Os cirurgiões-dentistas da SMS Cuiabá têm acesso ao aplicativo Tele-Estomato MT, uma ferramenta que oferece suporte no diagnóstico e manejo de lesões orais, evitando encaminhamento desnecessários e reduzindo o tempo de espera para consultas em serviços especializados nos casos de alto risco para câncer de boca.
Diurianne Campos França, doutora em Ciência Odontológica e estomatologista da SMS de Cuiabá, explica como a ferramenta é utilizada: “No momento do atendimento, ao identificar uma lesão na cavidade oral, o cirurgião-dentista pode esclarecer dúvidas sobre o caso. Ele coleta imagens da lesão e as envia, via aplicativo, para que consultores especialistas em estomatologia analisem e respondam em até 72 horas, com orientações sobre como proceder. Isso facilita muito o atendimento e dá mais agilidade à resolução e ao tratamento de cada caso. É uma experiência que tem se mostrado eficaz e que tende a crescer, ampliando ainda mais o alcance dos atendimentos na rede pública de Cuiabá, especialmente durante as ações de busca ativa de lesões orais, como no Maio Vermelho”, ressaltou.
As unidades também estarão promovendo, simultaneamente, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, facilitando o acesso da população aos serviços preventivos de saúde.
Segundo a diretora de Saúde Bucal do município, Dra. Cristhiane Almeida Leite, a campanha é fundamental para despertar a atenção da população sobre uma doença que, embora grave, apresenta altos índices de cura quando diagnosticada precocemente.
“O câncer de boca muitas vezes começa com uma ferida pequena, que não dói, mas que não cicatriza. Por isso, o exame clínico da boca, feito por dentistas nas unidades de saúde, é essencial. É um procedimento simples, rápido e pode salvar vidas. Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo”, enfatizou.
O câncer de boca é um tumor maligno que pode acometer diferentes regiões da cavidade bucal, como:
Lábios
Língua (principalmente as bordas)
Gengiva
Bochechas
Assoalho da boca (embaixo da língua)
Palato (céu da boca)
Principais sinais de alerta:
Feridas nos lábios ou na boca que não cicatrizam em até 15 dias
Nódulos (caroços) no pescoço
Rouquidão persistente
Dificuldade para falar, mastigar ou engolir (em fases mais avançadas)
Não fumar: o tabaco é um dos principais vilões. O SUS oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.
Evitar exposição solar prolongada e usar protetor labial e chapéu para prevenir o câncer nos lábios.
Usar preservativo, inclusive durante o sexo oral, pois o vírus HPV é um fator de risco.
Vacinar meninas e meninos entre 9 e 14 anos contra o HPV.
Manter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.
O diagnóstico inicial é feito por meio do exame clínico da boca, realizado principalmente por dentistas. O procedimento é simples e não requer instrumentos especiais. Havendo suspeita, a pessoa é encaminhada para exames complementares.
Mesmo que você não apresente sintomas, a recomendação é conversar com o profissional de saúde nas consultas de rotina, principalmente se for fumante ou estiver em grupo de risco. O câncer de boca tem cura, especialmente quando identificado nos estágios iniciais.
#PraCegoVer
A foto mostra uma dentista realizando o tratamento em uma criança.
Mín. 20° Máx. 30°