Sexta, 22 de Novembro de 2024
21°C 31°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Sindicato Rural de Jaciara e Senar-MT concluem curso de “Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Bovina”

Aprendizado para quem quer crescer

03/09/2024 às 11h48
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa CR de Jaciara
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), concluiu com sucesso o curso de “Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Carne Bovina”, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto. A capacitação, que faz parte da modalidade de formação profissional rural, teve uma carga horária total de 32 horas e proporcionou aos participantes conhecimentos essenciais para a produção de embutidos de alta qualidade.

Entre os participantes estava Carla Marina Lopes Silva, que busca se capacitar para realizar o sonho de empreender no setor. "O curso para mim foi muito proveitoso. Ficamos capacitadas para produzir defumados de qualidade, com menor custo e maior valor agregado", destacou Carla, satisfeita com as novas habilidades adquiridas.

Sob a orientação da instrutora Ariana Campos, o curso ofereceu uma formação completa sobre as principais técnicas de cortes e desossas, além da correta aplicação de temperos e aditivos. Os participantes aprenderam a transformar carne bovina em produtos como salames, linguiça calabresa, portuguesa, Maracaju e cuiabana. Além disso, o treinamento incluiu técnicas de defumação, abrangendo cortes como picanha, maminha, costela, fraldinha e bresaola.

Para a presidente do Sindicato, Juliana Bortolini, essa iniciativa não apenas capacitou os participantes, mas também reforçou a importância da qualificação profissional no meio rural, promovendo a valorização e o aperfeiçoamento das técnicas de produção artesanal de alimentos.

“Nós acreditamos que o conhecimento transforma vidas, então, nossa meta é proporcionar cada vez mais esse tipo de capacitação para as pessoas do campo, para que elas saibam o valor e a capacidade que elas tem dentro das suas propriedades”, pontou ela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.