A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde esteve representada no seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre de Hanseníase”, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. O evento foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá.
Participaram do evento a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura e a fisioterapeuta, Ana Enzeweiller.
Dra. Fernanda, que também é especialista na área de hanseníase, participou como palestrante no painel 6, com o tema Condução da Política de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente sobre Hanseníase e Boas Práticas. No painel, foi apresentado o Protocolo Municipal para Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase abordagem multidisciplinar, de Lucas do Rio Verde.
"Esse é um evento de muita importância para o enfrentamento da hanseníase em nosso estado. Ele também nos mostra que temos um longo caminho pela frente para avançar no diagnóstico precoce e no combate ao preconceito que ainda existe em relação a essa doença”, comenta a secretária.
Com Mato Grosso liderando as taxas de detecção de hanseníase no Brasil e registrando quase 4 mil novos casos em 2024, o seminário teve como objetivo central buscar alternativas e estratégias para combater a doença e diminuir esses números alarmantes.
O seminário contou com uma programação diversificada, incluindo painéis sobre os aspectos gerais da endemia de hanseníase em Mato Grosso, novas tecnologias e técnicas de diagnóstico, além de atualizações sobre formas de tratamento. Também foram apresentadas propostas e ações para controlar a doença no estado, com a participação de profissionais e autoridades da saúde.
Além de tratar das questões técnicas relacionadas ao controle da doença, o evento também ressaltou a importância de vencer o estigma que ainda envolve a hanseníase, buscando sensibilizar a população e os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e a humanização no atendimento aos pacientes.
O seminário Construindo Ações para Mato Grosso Livre de Hanseníase foi uma importante oportunidade para reunir especialistas, gestores e profissionais da saúde em torno de uma causa urgente, fortalecendo as redes de cuidado e promovendo um enfrentamento mais eficaz da hanseníase no estado.
Mín. 21° Máx. 31°