Um grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ulisses Guimarães, coordenado pelo professor Cleverson Moura, classificou um projeto para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem, do Sebrae, que tem como foco principal o empreendedorismo.
Maxon Samuel de Oliveira Schuast, Nícolas Wender Munz, Luiz Henrique Camilo e Nícolas Getúlio de Oliveira, apoiados pelo também estudante do terceiro ano do ensino médio Gustavo Luiz Dambrós, desenvolveram um sistema que, por meio de biometria, reconhecimento facial ou cartão magnético identifica o estudante, libera a entrada ou saída do estabelecimento e registra a presença do aluno na lista de chamada.
De acordo com os estudantes, os dados do aluno são encaminhados para um banco de dados onde podem ser acessados pelo professor para o controle de presença e pelas merendeiras para que tenham a quantidade exata de alimentos que precisa ser preparada, ou seja, auxilia nos processos em sala de aula e proporciona economia.
O projeto, de acordo com o professor Cleverson Moura, além de aumentar a segurança no ambiente escolar, vai otimizar o tempo em sala de aula, uma vez que não haverá mais a chamada oral.
Para chegar à classificação para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo entre os dias 26 e 29 de novembro e terá a participação de estudantes das demais regiões do Brasil, os alunos da Escola Estadual Ulisses Guimarães superaram concorrentes estaduais e da região Centro-Oeste. “Isso já nos coloca como um dos cinco melhores do Brasil”, destacou o professor Cleverson Moura, acrescentando que o Desafio Liga Jovem selecionou projetos com valor tecnológico, inovação e empreendedorismo.
De acordo com os alunos desenvolvedores do projeto, a proposta foi pensada como forma de aumentar a segurança na escola, depois que casos de invasão a instituições educacionais foram registrados em várias cidades brasileiras. O sistema permite que ele possa ser conectado ao totem de segurança, dispositivo onde existe o botão do pânico que ao ser acionado, se conecta com a central de monitoramento eletrônica, o que aumenta ainda mais sua eficiência.
Conforme lembra o aluno Luiz Henrique Camilo, o desenvolvimento do projeto foi marcado por muitos desafios, que foram superados com a determinação de todos os participantes. O principal, segundo ele, foi o tempo. “Porque precisamos desenvolver algo que era diferente, era novo, e trazendo isso de uma forma rápida e eficaz”, comenta ele. “Mas conseguimos resolver de um jeito ou de outro, talvez de um modo melhor do que esperávamos”, acrescenta.
A busca por uma forma de aumentar os conhecimentos na área de eletrônica foi o que deu origem ao projeto, conta o aluno Maxon Samuel de Oliveira Schuats. “Com o tempo a gente resolveu desenvolver projetos que melhorassem o nosso ambiente. E daí que veio a ideia do controle de entrada dos alunos”, explica ele.
Embora ele enfatize que a responsabilidade de representar Campo Verde e o Mato Grosso na etapa nacional do Desafio Liga Jovem, seja grande, Maxon está confiante. “A gente tem certeza que tem a responsabilidade e a competência para conseguir trazer essa vitória”, destaca o aluno.
Maxon revela que a participação no Desafio Liga Jovem, despertou nos integrantes do grupo o sentimento de empreendedorismo, de enfrentar as dificuldades e superá-las. “A gente teve que passar por vários desafios para resolver os problemas que o nosso projeto se propunha a resolver e ainda com prazo limite. Então teve vários problemas que apareceram no caminho, mas que conseguimos vencer”, enfatiza o estudante.
Para o professor Cleverson Moura, propostas como o Desafio Liga Jovem fomenta nos alunos o protagonismo. “Todo o projeto só existe porque os alunos se dedicaram a isso. Eu, [como]professor não movo esse projeto sozinho. Esse projeto é movido principalmente pelos alunos e aí que a gente observa o quanto a dedicação deles é importante no dia a dia e na aprendizagem de cada um”, enfatiza Cleverson Moura.
A premiação do Desafio foi, na etapa estadual foi um crédito de R$ 500 para cada um dos alunos e para o professor. Na etapa regional, cada integrante do grupo, mais o professor, recebeu um celular de última geração e todas as despesas com passagens e hospedagem para participarem da etapa nacional. Se vencerem esta etapa, cada um deles será premiado com uma viagem para Portugal, onde participarão de um evento sobre empreendedorismo.
Na próxima quinta-feira, os alunos e os professores, acompanhados pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, apresentarão o projeto ao secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto.
Para desenvolver o projeto com os alunos, o professor Cleverson Moura contou com o apoio da diretora da Escola Ulisses, professora Joelma Reis, e da professora Luciana Bassanesi.
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