Quarta, 30 de Outubro de 2024
22°C 33°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Vereadores participam da solenidade de assinatura do termo de conciliação do desembargo ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro

Os vereadores Wanderley Paulo e Jane Delalibera, participaram na manhã de hoje (7), na sede da Advocacia Geral da União -AGU, da cerimônia de assi...

07/05/2024 às 14h07
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Os vereadores Wanderley Paulo e Jane Delalibera, participaram na manhã de hoje (7), na sede da Advocacia Geral da União  -AGU, da cerimônia de assinatura do Termo de Conciliação , entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -Ibama, para o desembargo ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro.
O  embargo ambiental aconteceu no ano de 2009, e desde então  as mais de 447 famílias do assentamento  ficaram impossibilitadas de obter linhas de créditos para financiamento de suas lavouras.
O termo de conciliação assinado hoje servirá de modelo para os mais de 1300 assentamentos embargados no país , pois é a primeira vez que Incra e Ibama realizam o modelo de conciliação para a  recuperação ambiental das áreas degradadas e em breve poderão contar com as linhas de créditos .
Os assentados terão 20 anos para fazer a recuperação ambiental de suas propriedades e poderão optar pela agroflorestas, plantando açaí, café, cacau entre outras culturas.
O vereador Wanderley Paulo e presidente da comissão pró-desembargo, lembrou da luta das famílias desde 1999 . " Sempre estive presente trabalhando e ajudando o assentamento, foram dezenas de idas e vindas para Cuiabá e Brasília em busca de uma solução, foram anos de luta para agora dizer que valeu a pena nosso empenho e trabalho, para que hoje esse termo inédito do país esteja acontecendo com o Assentamento Jonas Pinheiro, que ganha a partir de hoje patamar nacional, pois será modelo para o país", detalhou.
Jane Delalibera, parabenizou o empenho de todos e destacou o trabalho junto aos assentados,  " Foi uma longa e árdua luta, mas hoje presenciando essa assinatura, sabemos que nossos parceleiros terão linhas de créditos para geração de renda".
Wanderley Paulo , "Como presidente da comissão pró-desembargo, temos que agradecer o empenho e articulação das lideranças políticas que sempre estiveram apoiando o Assentamento, Emanuelzinho Pinheiro, Barranco, Rosa Neide,  Neri Geller, Carlos Fávaro, Valtenir Pereira  e todos os assessores  que trabalharam muito e agradecer a confiança das 450 famílias que me deixaram afrente dessa comissão e confiaram em nosso trabalho e articulação " disse Wanderley Paulo.
Estiveram presentes também, Odiar Gehlen e Donizete Panizon.

  • Texto: Claudia Sarubo

    Fotos: Claudia Sarubo

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.