Agasalhos, medicamentos, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal e limpeza. Esses são apenas alguns dos itens que poderão ser doados via ingresso solidário durante a Exporriso 2024, que acontece entre os dias 09 a 12 de maio.
Inserido nas comemorações ao 38º aniversário de emancipação político-administrativa de Sorriso, a arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul foi anunciada nesta terça-feira (7) pelo prefeito Ari Lafin, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, e pelo representante da Bacana Produções, Bruno Cicuto - empresa responsável pela organização da Exporriso.
“Na entrada principal haverá uma tenda para receber todas as doações. Essa foi a forma que encontramos para ajudar nossos irmãos da região sul do país. Importante registrar que o ingresso solidário, como o próprio nome sugere, é algo voluntário e não condiciona a entrada do público na feira”, explica o produtor de eventos.
A secretária de Assistência Social, ressaltou a medida busca o fortalecimento das campanhas de arrecadação encampadas pela Administração Municipal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com entidades representativas dos mais variados setores da economia.
“Antes de mais nada, gostaria de agradecer as empresas que estão a frente da organização da Exporriso por atenderem nosso pedido e viabilizarem o ingresso solidário. A solidariedade sempre esteve muito presente em nossa comunidade e, nesse momento, diante do drama vivenciado pelo povo gaúcho, não seria diferente”, disse Jucélia ao reiterar que os doadores se atentem ao prazo de validades dos gêneros alimentícios.
“Aquilo que não serve para sua família, também não serve para a do próximo. Por isso é importante verificarmos a funcionalidade daquilo que está sendo doado, em especial com relação aos alimentos não perecíveis”, contextualiza.
“Nesse momento temos um batalhão de voluntários determinados em minimizar os danos causados por esse desastre ambiental. Ontem mesmo fomos contatados por um empresário que fez a doação de uma tonelada de ração animal. O dono de uma rede de supermercados doou centenas de cestas básicas. Famílias inteiras estão se mobilizando
para ajudar no recebimento, separação e logística dessas doações. É uma corrente do bem que se espalhou por toda cidade”, observa o prefeito Ari Lafin.
O gestor antecipou, ainda, que, além do ingresso voluntário, os organizadores também farão homenagens diárias às vítimas do desastre ambiental que já atingiu 414 municípios do Rio Grande do Sul e deixou 95 mortos.
“Se hoje somos a terceira potência econômica do estado, muito devemos as famílias pioneiras que deixaram o sul do país para colonizar Sorriso. Ao ver a solidariedade da nossa comunidade, sinto como se estivéssemos retribuindo um pouquinho de tudo o que fizeram por nós”, finaliza.
Doações em dinheiro
O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.
Confira a programação da Exporriso 2024
09/05 - Ana Castela
10/05 - Bruno e Marrone
11/05 - Pedro Sampaio e Felipe Araújo
12/05 - DJ Open Farra e Zé Neto e Cristiano
Texto: Michel Ferreira de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 27°