O queijo Esmeralda (um tipo de gorgonzola cremoso) da Quinta da Cartucheira recebeu medalha de bronze na categoria queijo ‘mofo azul’, produzido através de leite de vaca, no World Cheese Awards - maior concurso de queijos do Mundo, realizado entre os dias 16 e 17 de novembro na cidade de Viseu, em Portugal. O certame contou 4.786 queijos de 47 países.
Localizada em Nossa Senhora do Livramento - MT, a Quinta da Cartucheira está listada hoje entre os melhores queijos artesanais da América Latina, tendo três queijos premiados no Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expo/Queijo Brasil de 2023. Além do esmeralda, os queijos considerados de ‘excelência’ produzidos pela Quinta da Cartucheira estão o Rubi, inspirado no queijo gouda e o Diamante, tipo brie.
A propriedade Quinta da Cartucheira é atendida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Nossa Senhora do Livramento, onde recebe orientações e Fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal - SIM, que é conduzido pelo médico veterinário Fernando Antônio Gavioli.
Segundo Gavioli, os vários prêmios conquistados pela agroindústria refletem a qualidade dos produtos livramentenses e a seriedade empregada na assistência do SIM aos pequenos produtores do município, onde as boas práticas de fabricação e higiene, além das orientações técnicas, conferem a excelência aos produtos fabricados.
Por telefone o médico e produtor de leite Silas Vicente Barbosa Júnior da Quinta da Cartucheira Silas declarou que ainda processa em sua mente sobre o ocorrido em terra européia.
“Estamos muito felizes por essa conquista, algo impensável há 4 anos atrás. Uma medalha em um concurso realizado na Europa, onde todos os melhores queijos europeus também estão concorrendo demonstra que estamos no caminho correto, e que nossa Senhora do Livramento tem um 'terroir' maravilhoso para produção de queijos finos, assim como acontece com os bons vinhos e outros produtos que tem características e sabores especiais devido a localização geográfica”, diz o produtor.
Mas, o grande campeão mundial de 2024 foi o queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar, produzido em Portugal com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano.
Mín. 20° Máx. 29°