Em um passo significativo para o fortalecimento da agricultura familiar em Pedra Preta, 21 pequenos agricultores da região receberam, na última quinta-feira (21), suas primeiras carteiras do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). A entrega aconteceu durante uma reunião, nas instalações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMPAER (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), com o objetivo de debater e promover o fortalecimento do setor agrícola local. As carteirinhas que não foram retiradas durante a reunião estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O Cadastro da Agricultura Familiar é um instrumento fundamental para garantir acesso a políticas públicas e programas de apoio, como crédito rural, assistência técnica e recursos financeiros, além de contribuir para a formalização da produção rural e o fortalecimento das economias locais.
Além de garantir o acesso a benefícios e programas voltados à agricultura familiar, a medida fortalece a identidade e a organização dos produtores locais, abrindo caminho para uma agricultura mais eficiente, inclusiva e sustentável no município.
Segundo a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Claudiana Niedack de Moura, a entrega das carteirinhas representa um avanço na aproximação entre o governo local e os agricultores familiares. “É a primeira vez na história de Pedra Preta que entregamos oficialmente a carteirinha do CAF. Normalmente, os agricultores só recebem o número, mas agora estamos entregando a documentação física. Este é apenas o começo, e nosso objetivo é cada vez mais incluir os produtores e oferecer orientações sobre como aproveitar as vantagens desse cadastro”, destacou.
Colheita de Ideias
Além da entrega das carteiras, a Secretaria de Agricultura e a EMPAER anunciaram novas ações de apoio aos agricultores. Em janeiro de 2025, será lançado o projeto "Colheita de Ideias", uma iniciativa que visa estreitar ainda mais a parceria entre os pequenos produtores e as entidades governamentais.
O projeto terá como foco visitas aos assentamentos e encontros com os presidentes das associações locais para esclarecer dúvidas e discutir a melhoria das condições da agricultura familiar. “Nosso objetivo é estar mais próximos dos agricultores. Vamos continuar trabalhando para oferecer mais apoio, orientação e recursos para que a agricultura familiar se torne cada vez mais forte em Pedra Preta”, garante a prefeita Iraci Souza.
O secretário Municipal de Educação Vilmar Gregório, também esteve presente no evento.
Mín. 21° Máx. 27°