A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente junto com parceiros e voluntários plantou, no último sábado (29), 1200 mudas de árvores nas margens do córrego Velha Joana, na região da Mata Fria de Primavera do Leste. A ação tem o objetivo de recuperar áreas degradadas, gerar conscientização sobre a importância das Áreas de Preservação Permanente no meio urbano e comunicar sobre a influência da arborização e seus benefícios para os recursos hídricos.
“Estamos buscando a recuperação desta nascente porque fizemos uma passagem entre os bairros e isso acaba por gerar algum passivo ambiental. Como aqui é uma nascente, essas árvores vão ajudar no futuro a preservar esta área”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Delmon.
Um espaço de 0,43 hectares foi preparado para receber as novas espécies. Foram plantadas tanto árvores nativas, como a pata-de-vaca, quanto frutíferas como cajuzinho, amora e buriti, além de plantas específicas para áreas úmidas.
“O plantio das mudas de árvores frutíferas vai servir muito para a alimentação da fauna local, pois aqui temos diversos tipos de animais desde quatis, antas, aves.. Então vai ajudar também nessa preservação” elucidou a técnica em Meio Ambiente da SAMA, Renata Bergonzi.
O voluntário na ação, Salomão Barcelos, já participou de outras atividades ambientais da Prefeitura de Primavera do Leste e falou sobre o sentimento de contribuir com a iniciativa em que vários setores da sociedade participaram. “A gente vê a preocupação do município em garantir a proteção dos corpos hídricos”. Ele completou ainda sobre a emoção de passar pelo local futuramente: “aquilo ali tem um dedinho meu, pude contribuir mesmo que um pouquinho pra nossa civilização. É uma coisa que não tem preço”, vibrou.
Mín. 21° Máx. 28°