No dia 17 de maio, a Secretaria de Saúde realizou o I Simpósio de Saúde Mental de Primavera do Leste. Com o tema “Acolher, ouvir e cuidar: Trilhando caminhos de cuidado, reflexões e práticas de saúde mental”, a atividade aconteceu no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Durante o encontro, foram discutidas temáticas como a integralidade do cuidado da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), saúde mental materna, atividades fisioterapêuticas e artísticas com pacientes dos CAPS, oficinas, trajetória histórica e perspectivas sobre a luta antimanicomial, entre outros.
“Esse evento é realizado também em alusão ao dia 18 de maio, que é o dia nacional da luta antimanicomial. E nós refletimos aqui sobre essa lógica ultrapassada de isolar pessoas em sofrimento mental e, ao invés disso, acolher essas pessoas na sociedade com atividades integrativas”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Primavera do Leste (RAPS) e uma das idealizadoras do Simpósio, Nátalye Wagner.
Palestraram no evento os psicólogos Wallace Dume, Betânea Rezende, Ulliane Patricia e Dafne Uhde. E ainda a fonoaudióloga Leiza Fernanda Pina e o fisioterapeuta Cleber Souza. A organização estima que cerca de 100 pessoas compareceram no Simpósio.
“Investir em saúde mental é investir não só na saúde em si, mas também em ações esportivas, culturais, assistenciais, de lazer... E é isso que temos preconizado na nossa gestão”, afirmou o prefeito Leonardo Bortolin.
Mín. 22° Máx. 33°