“Somente com a união de esforços conseguiremos transpor os obstáculos gerados pelo excesso de burocracia”. A afirmativa foi feita pelo secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso (Semasa), Marlon Zanella, durante a abertura do 2º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, na terça-feira (14).
Promovido pela Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA), vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Prefeitura de Sorriso, o seminário se estendeu até o dia 17 (sexta-feira) e reuniu gestores, especialistas e produtores rurais de pelo menos oito cidades da região Norte de Mato Grosso.
“A burocracia ainda é o maior empecilho para o desenvolvimento da agroindústria”, disse ele ao citar, como exemplo, o Abatedouro Municipal de Aves que integra o Programa de Incentivo à Avicultura. O espaço passa por processo de modernização para aumentar a capacidade de abate de 500 para cinco mil aves por dia.
“O custo operacional inviabiliza a manutenção de uma estrutura dessa em uma propriedade privada. Nesse sentido, é imprescindível a união dos entes públicos a fim de assegurar o beneficiamento da produção regional”, contextualiza.
O gestor também abordou a criação de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM) entre as cidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Cidesa) o que, segundo ele, possibilitará o comércio de produtos de origem animal inspecionados.
“Uma vez implementado, o SIM consorciado nos dará subsídios para buscar a equivalência no Sistema Brasileiro de Inspeção o que possibilitará a comercialização da produção regional em todo país”, assinala Zanella.
“Nosso intuito é demonstrar que é plenamente possível aumentar a produção com mais facilidade, mantendo a legalidade e a lucratividade dos produtos de origem animal”, disse o chefe regional do Mapa, em Sorriso, Omar Roberto da Silveira, ao antecipar que o seminário abordaria questões relacionadas ao licenciamento ambiental, apresentação de políticas públicas municipais, estadual e federal, entre eles o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos mantido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Mais importante do que dar publicidade aos programas, o seminário esclarecerá dúvidas sobres os procedimentos de acesso a essas políticas públicas”, complementa.
Participaram do 2º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego; o prefeito de Nova Ubiratã, Edegar José Bernardi; representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); do Instituto de Defesa
Agropecuária de Mato Grosso (Indea); da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa); e do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso (CRMV), além de gestores de pastas vinculadas ao setor dos municípios de Santa Carmem; Porto dos Gaúchos; Marcelândia; Ipiranga do Norte; Lucas do Rio Verde e Matupá.
Confira a programação do seminário
Terça-feira (14)
*Lei Estadual nº 12.387 e seus regulamentos – Palestrante: Carine Baggio (Indea)
*Licenciamento Ambiental e Agroindustrial – Helen Farias (Sema)
*Segurança Alimentar e Nutricional de Políticas Públicas para Agricultura Familiar – Bruno Maia (Semasa)
Quarta-feira (15)
*Importância do SIM no Desenvolvimento Regional do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Cidesa): Rosa Frandoloso
*Benefícios e Implementação de SISBI-POA: Dieneson Bourscheid (Mapa)
* Caso de Sucesso – SISBI-POA e o Consórcio Intermunicipal “Complexo Nascentes do Pantanal” – Cidesat: Laura Peixoto de Arruda (Empaer)
*Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar: Patrícia dos Santos (Conab)
*Caso de Sucesso – Agroindústria de Leite A2 e Queijo de Pequeno Porte: Rita de Cássia Pinto Hachiya
*Caso de Sucesso – Agroindústria de Queijo: Graciela Borella
*Políticas Públicas Federais de Desenvolvimento da Agroindústria Familiar: Nelson Luis Borges de Barros (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)
*Deliberação de encaminhamento de demandas
*Encerramento e entrega de certificado de participação
Quinta-feira (16)
*Visita guiada sobre produção certificada de queijo – Sítio Vila Láctea, Assentamento Jonas Pinheiro
*Reunião MDA, Mapa, Embrapa, Agrossilvipastoril e produtores do Assentamento Jonas Pinheiro
*Atuação do médico veterinário na indústria de Produtos de origem Animal (POA) – Responsabilidade Técnica
*Mesa Redonda – Atuação do médico veterinário na indústria de Produtos de Origem Animal (POA) – Responsabilidade técnica, civil e criminal
Sexta-feira (17)
*O papel do médico veterinário na segurança alimentar e na agroindustrialização: Eduardo Eustáquio (CRMV)
*Encerramento e entrega de certificado de participação
Texto: Michel Ferreira
Fotos: Gabriel Almeida
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 27°