Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS, por meio da Diretoria de Atenção Primária e com a condução da Responsável Técnica, Julia Assis, realizou uma reunião de alinhamento e feedback com as equipes multiprofissionais (e-Multi). O encontro teve como objetivo reforçar o compromisso com a atenção integral e humanizada na saúde, além de discutir estratégias para o fortalecimento das ações das equipes no território.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância da atuação das equipes e-Multi, que seguem as diretrizes estabelecidas pelas recentes Portarias do Ministério da Saúde (GM/MS nº 544/2023 e nº 635/2023). Essas regulamentações definem as modalidades e incentivam financeiramente as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde. As equipes desempenham atividades essenciais, como o atendimento integral dos usuários, ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e articulação com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Além de tratar sobre os valores e investimentos destinados às equipes, o encontro destacou iniciativas para 2025, como a solicitação de novos equipamentos, veículos para deslocamento e melhorias nas unidades-sede, visando aprimorar os espaços de trabalho e garantir suporte adequado às atividades realizadas.
Ao final, foram apresentados os resultados alcançados até o momento e os próximos passos para consolidar as equipes e-Multi como agentes fundamentais para a melhoria contínua dos serviços de saúde no município. Julia Assis agradeceu a dedicação de todos e reforçou o compromisso com uma gestão participativa e eficiente. "Os resultados que estamos alcançando com as equipes e-Multi são um reflexo do trabalho comprometido e da integração entre os profissionais da Atenção Primária. Temos avançado no atendimento integral dos usuários, superando a fragmentação do cuidado e promovendo ações mais articuladas no território. Além disso, as atividades realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola e a troca de experiências entre as equipes têm contribuído significativamente para a melhoria da saúde pública em Cuiabá. Importante seguirmos firmes no propósito de fortalecer essas equipes, garantindo os recursos e as condições necessárias para que esse trabalho continue trazendo resultados positivos”, comentou Julia.
Mín. 22° Máx. 28°