Investir em educação sempre gera bons resultados. Na última sexta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que apontam Lucas do Rio Verde com o maior índice de alfabetização no estado de Mato Grosso. Com uma taxa de 97,16% da população, com 15 ou mais anos de idade sabendo ler e escrever, o município ficou acima da média do estado (94,19%) e do país (93%). Os dados são do Censo Demográfico 2022.
"Esse é um tema que me toca muito, pois eu ensinei o meu pai a ler e a escrever. A alfabetização permite que as pessoas participem da sociedade de uma forma mais plena, exercendo a cidadania de maneira mais consciente e ativa. Além disso, pessoas passam a ter mais acesso a informações sobre saúde, educação e cuidados preventivos, mais acesso ao mercado de trabalho. A educação como um todo contribui para a formação de uma força de trabalho mais qualificada, com mais renda, como também para o fortalecimento do empreendedorismo, estimulando o desenvolvimento econômico local. Por isso é muito importante o nosso apoio, do poder público, em ações que melhorem, cada vez mais, esses índices e a vida das pessoas", ressaltou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.
Depois de Lucas do Rio Verde, ficaram em segundo e terceiro lugar no ranking de alfabetização os municípios de Primavera do Leste, com 96,81%, e Cuiabá, com 96,73%, respectivamente.
Parceria em favor da alfabetização
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Governo do Estado, tem desenvolvido o programa "Mais MT Muxirum" no município. O programa é uma das ações da Política de Educação de Jovens e Adultos – EJA, e tem como objetivo reduzir a taxa de analfabetismo.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o programa é para alfabetizar pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram acesso à escola no tempo certo. “O nosso foco é alfabetizar, sempre. As aulas acontecem com metodologias específicas para facilitar a alfabetização. Ficamos sempre muito felizes em fazer parte da vida de tantas pessoas e, mais do que isso, levar educação para todos”, enfatizou a secretária.
A palavra "muxirum" vem do tupi guarani, que significa “mutirão”, “fazer juntos”. O programa possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, que não tiveram acesso à escola, tendo agora a chance de aprender a ler e escrever.
Desde o início do programa, em 2021, cerca de 100 pessoas já aprenderam a ler e escrever através do "Mais MT Muxirum" em Lucas do Rio Verde. Neste ano, está prevista para o mês de junho a abertura de quatro novas turmas para pessoas com 15 anos ou mais, que não tiveram a oportunidade de se alfabetizarem anteriormente. As aulas, que acontecem quatro vezes por semana, com duração de 4h/dia, devem acontecer em escolas localizadas nos seguintes bairros da cidade: Luiz Carlos Tessele Junior, Rio Verde, Vida Nova e Cerrado. Quando as inscrições forem abertas, a Prefeitura divulgará em suas redes sociais e site oficial.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Mín. 22° Máx. 33°