“Quanto mais célere for o tempo de resposta, menores serão os danos em uma situação de urgência ou de emergência”; avaliou o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, ao formalizar a entrega de duas motocicletas aos agentes de proteção e defesa civil de Sorriso.
As motocicletas da marca Yamaha, modelo XTZ Crosser, adquiridas por R$ 43,9 mil, já com acessórios inclusos, chegam para dar uma maior celeridade nas ocorrências de urgência e emergência, além de dar suporte nas demais atribuições da Defesa Civil a exemplo das ações de prevenção, isolamento e de monitoramento de áreas de risco.
“Nossos agentes estão preparados para atuar nas mais variadas condições. Seja em atendimentos rotineiros como o isolamento de áreas que ofereçam riscos ou naqueles mais complexos, a exemplo dos desastres naturais. No entanto, dependendo do horário, nosso maior desafio era chegar ao local da ocorrência no menor tempo possível”, disse Moura fazendo menção ao tráfego de veículos em horário de pico.
“A área sob responsabilidade da Defesa Civil de Sorriso é bem extensa. Além do mais, num período do ano temos chuvas intensas, e no outro uma longa estiagem o que é propício as queimadas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso, Alberto dos Santos.
“Diante dessas peculiaridades, as motocicletas são equipadas como baú em propileno e bagageiro de carga reforçado para que os agentes possam transportar os equipamentos usados para iniciar o atendimento in loco”, complementa.
Ainda de acordo com Santos, com base nessa análise os agentes acionam o suporte necessário que pode ser o Corpo de Bombeiros Militar, aeronaves, caminhões-pipa, tratores com grades aradoras, entre outros.
A sociedade sorrisense pode contribuir com o trabalho da Defesa Civil por meio dos telefones 199 ou (66) 9 9968 2062 (WhatsApp).
Texto: Michel Ferreira
Fotos: Gabriel Dias
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 33°