Domingo, 24 de Novembro de 2024
21°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Começa a campanha de vacinação contra paralisia infantil; meta é imunizar 3,6 mil crianças do município

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde iniciou nesta segunda-feira (27), a vacinação contra a paralisia infantil. A imunização faz parte da...

27/05/2024 às 14h22
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito:Prefeitura de Campo Verde -
Crédito:Prefeitura de Campo Verde -

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde iniciou nesta segunda-feira (27), a vacinação contra a paralisia infantil. A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação e segue até o dia 14 de junho em todas as unidades básicas de Saúde. O “dia D” da campanha em Campo Verde será 8 de junho.

De acordo com Cristiane Simões, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a meta para Campo Verde é imunizar pelo menos 95% do público alvo, que é formado por 3.663 crianças com idade até cinco anos.

Conforme explicou ela, a paralisia infantil ou poliomielite, é causada pelo poliovírus e ataca os membros inferiores, provocando a paralisia muscular. Em caso mais graves, pode provocar a morte da pessoa contaminada.   “A vacinação é a principal forma de prevenção para a reintrodução do poliovírus no Brasil e essencial para a erradicação da doença”, enfatizou ela.

Cristiane lembrou que em 2023, devido à queda nas coberturas vacinas, o Brasil foi apontado como de alto risco para a volta da paralisia infantil. Ela também frisou que a vacinação “reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em manter as crianças livre de doenças imunopreviniveis”.

“Essa situação destaca a importância da vacinação contra a poliomielite para proteger a população e garantir a proteção das crianças contra essa doença potencialmente grave e com sequelas irreversíveis”, frisou Cristiane Simões. “É fundamental o engajamento de toda a comunidade, principalmente o apoio dos pais e responsáveis para o sucesso dessa estratégia de vacinação”, salientou.

A recomendação é que os pais fiquem atentos ao prazo de duração da campanha, que este ano, excepcionalmente, será de apenas 20 dias. Esta será também a última vez em que a imunização será feita de forma oral. As próximas serão na forma injetável.

Para que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde seja alcançada, a Secretaria Municipal de Saúde adotará horário estendido nas UBS, fará vacinação nas escolas e creches, além da imunização em pontos remotos com a Unidade Móvel de Vacinação.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.