Lucas do Rio Verde recebeu uma comitiva colombiana interessada em aprender com a experiência agrícola brasileira. Liderada por produtores agrícolas, uma senadora e uma candidata à presidência da Colômbia, a delegação busca entender as práticas bem-sucedidas do agronegócio no Mato Grosso, com o intuito de aplicar esses conhecimentos para desenvolver a agricultura em seu país.
Guilherme Scheffer, representante da Empresa Scheffer, explicou que a comitiva está focada em identificar o que funcionou na agricultura brasileira e como essas práticas podem ser adaptadas para a realidade colombiana. "Eles querem ver o que deu certo e buscar melhores práticas para aplicar lá, incentivando políticas públicas para que o setor privado desenvolva a agricultura na Colômbia", afirmou Scheffer. Atualmente, a Colômbia é importadora de soja e milho, e o objetivo é tornar o país autossuficiente para atender à demanda interna.
A recepção à comitiva foi feita por Rodrigo Pasqualli, diretor executivo da Fundação Rio Verde. Ele ressaltou a importância de mostrar os modelos de sucesso em Lucas do Rio Verde, que se destaca na produção de grãos e proteínas. "Nosso objetivo é colaborar com a Colômbia, mostrando exemplos de boas práticas agrícolas que podem ser replicadas lá. Queremos ajudar a explorar esse novo segmento de produção de grãos", explicou.
Aprendizado mútuo
A primeira visita da comitiva no município foi à Fazenda Boa Esperança, localizada há poucos quilômetros da cidade, numa das margens da MT 449. Fernando Gregório, gestor administrativo do Grupo Irmãos Gregório, destacou o orgulho de compartilhar a trajetória de quase quatro décadas de sucesso no agronegócio com a comitiva colombiana. "É importante mostrar nossa experiência e servir como referência para outro país. Ficamos lisonjeados em participar da história do agronegócio brasileiro e contribuir com o desenvolvimento agrícola na Colômbia", comentou Gregório. Ele também enfatizou o valor do intercâmbio, mencionando que ambos os lados aprenderam com a troca de conhecimentos.
O grupo ainda visitou a indústria FS, pioneira na produção de etanol de milho no Brasil, e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Após a visita a Lucas do Rio Verde, a delegação seguiu viagem para Sapezal, município referência na produção de algodão.
Potencial de colaboração
A comitiva colombiana demonstrou grande interesse em aplicar as lições aprendidas no Brasil para promover o desenvolvimento agrícola em seu país. "Isso cumpre com o objetivo social da Fundação, que é gerar e difundir tecnologias. E de repente os produtores colombianos desenvolvem uma solução lá que possa ser aplicada aqui na nossa região. Esse objetivo de estreitar relacionamento e aproximar as nações é trazer algumas possibilidades que possam ser aplicadas em benefício do produtor rural de Lucas do Rio Verde”, assinala Pasqualli.
A comitiva que visitou Lucas do Rio Verde era formada por Claudia López Hernández, ex-senadora e pré-candidata a presidência da Colômbia, pela senadora Angélica Lozano Corrêa, empresário Ignacio Pombo Villar, Juan Guillermo Zuluaga, ex ministro da agricultura colombiano, Jaime Liévano, CEO e fundador La Fazenda, Gabriel Jaramillo e Paulo Moreira.
Mín. 22° Máx. 33°