O vereador Wanderley Paulo, esteve reunido hoje (5), com o diretor de pesquisa e fomento da Empaer MT, Márcio Kuhn, com objetivo de buscar parceria para a elaboração do projeto de reflorestamento sustentável para o Assentamento Jonas Pinheiro.
Wanderley Paulo, explicou que enquanto se aguarda a publicação no Diário Oficial do desembargo do assentamento, já está em busca da elaboração de um projeto no sistemas agroflorestais.
"Os sistemas agroflorestais , combinam plantio de árvores com cultivos agrícolas e são considerados como sistema de produção adequado para os assentados, pois concilia a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais", destacou Wanderley Paulo.
"Queremos que os órgãos da agricultura familiar em conjunto com os órgãos ambientais do governo Municipal, Estadual e Federal , juntamente com entidades de classe, ajudem a criar projeto e parceria para desenvolver sistemas agroflorestais eficientes, que gerem impacto positivo nas condições sócio-econômicas dos produtores rurais do assentamento Jonas Pinheiro", explicou o vereador.
Márcio Kunh , falou da importância do reflorestamento sustentável e destacou que o plantio de café, cacau, dentre outras espécies de produtos de comercialização, é uma forma de cumprir a legislação e gerar renda ao agricultor.
O vereador explicou que com a união para a elaboração de um projeto sólido ambientalmente correto no sistema agroflorestais , são estratégias de uso da terra que mesclam a produção de alimentos com espécies florestais nativas. "O objetivo deste formato de área produtiva é o aumento da produtividade, geração de renda e, simultaneamente, o cuidado com os bens comuns e após esse acordo do desembargo ambiental do assentamento, temos que buscar parceria e recursos financeiros necessários para transformar o nosso assentamento em um modelo para o país ", pontuou Wanderley Paulo.
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Claudia Sarubo
Mín. 21° Máx. 27°