Domingo, 24 de Novembro de 2024
21°C 27°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Instituições públicas e privadas se unem para reduzir tempo de resposta em casos de sinistros

Somente entre os meses de janeiro a maio deste ano (2024), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) já registrou 83 incident...

06/06/2024 às 08h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Somente entre os meses de janeiro a maio deste ano (2024), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) já registrou 83 incidentes causados por fios de energia elétrica, internet e de telefonia móvel.

Os dados foram apresentados, nesta terça-feira (4), durante reunião com parte dos representantes de instituições públicas e privadas que integram o Plano de Ação Emergencial (PAE).

O coordenador do Compdec, o sargento BM da reserva remunerada, Alberto Santos, explica que “a comunicação informal torna ainda mais efetiva a atuação de cada membro do grupo de trabalho a fim de reduzir o tempo de resposta de ocorrências registradas no perímetro urbano e na zona rural do Município”.

“Cada integrante do grupo possui autonomia para propor soluções de forma imediata. Isso facilita o diálogo e, por consequência, otimiza as ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras”, pontua Santos ao complementar que o tempo de resposta não deve superar o limite de 15 minutos.

“Assim que confirmam o incidente in loco, nossas equipes acionam as empresas responsáveis pela prestação do serviço [Energisa e empresas de telefonia e internet]. Caso não seja solucionado o problema em tempo hábil, os colaboradores da Defesa Civil estão autorizados a procederem o corte do cabeamento e a desobstrução da via pública”, assinala.


Plano de Ação Emergencial

O PAE é um plano previamente elaborado cujo intuito é orientar, preparar e orientar as ações de tempo de resposta em situação de perigo e/ou risco iminente.

Ele também define as diretrizes de atendimento e a abrangência de atuação de cada instituição e empresa.

Integram o Plano de Ação Emergencial:

*Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil;

*Guarda Civil Municipal (GCM);

*Defesa Civil;

*Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT);

*Concessionária Energisa; além de 07 empresas de telefonia móvel e serviços de internet

  • Texto: Michel Ferreira

    Fotos: Decom/Arquivo

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.