Na casa da dona Leonilda, Zuri e Samantha seguem bem. Já recuperadas, as duas aguardam a retirada dos pontos após passarem pelo processo de castração ofertado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) via Castrapet. “Elas estão tranquilas, felizes e se recuperando bem; só tenho a agradecer a equipe”, ressalta a tutora das duas.
Responsável pelo Castrapet, a veterinária Beatriz Brocco, explica que o serviço teve início em maio. No período de 9 a 31 de maio, foram realizados 87 atendimentos com 84 castrações. Entre os felinos, foram castrados 10 machos e 21 fêmeas; já entre os caninos foram 21 machos e 32 fêmeas.
A veterinária reforça que nesse momento a Samatec está atendendo animais acolhidos no Abrigo Municipal de Cães e Gatos, além de animais tutelados por pessoas cadastradas no CadÚnico para programas sociais e protetores independentes. Para tutores com CadÚnico e tutores independentes, o acesso aos serviços é gratuito.
Para quem é tutor de um animal e se enquadra nas situações acima e busca acesso aos serviços, existe um protocolo para atendimento. Mas calma, que tudo é muito fácil de ser feito. Para ter acesso basta preencher o cadastro disponível no site da Prefeitura ( https://site.sorriso.mt.gov.br/castrapet ) e seguir todas as etapas previstas no processo. Em caso de dúvidas, basta procurar a Samatec, no Parque Ecológico Claudino Francio, das 7h às 17h. O telefone para contato é o3545 8396.
Hoje, a empresa Camargo & Romera Ltda (AuKimia), vencedora do pregão eletrônico 009/2024, é a responsável pelos serviços de castração de cães e gatos, além do tratamento de cães em casos de hemoparasitose com comprovação da necessidade e microchipagem.
“Essa parceria está centrada em diminuir a população de cães de rua, situações de abandono que acabam lotando o Abrigo e os quintais de protetores independentes; precisamos lembrar que animais assim como as pessoas também passam por situação de vulnerabilidade e, nesses casos a castração é um ato de cuidado”, frisa Beatriz.
A profissional completa que “tudo é feito de forma profissional, segura; os animais são anestesiados e preparados para o procedimento realizado na clínica”, detalha. E caso algum tutor deseja inscrever seu animal, mas tem dúvidas, basta procurar a equipe da Samatec. “Estamos prontos para ouvir e auxiliar”, completa Beatriz.
CONFIRA AQUI MAIS DETALHES SOBRE O DECRETO 1.073 QUE REGULAMENTA A AÇÃO DE PROTETORES INDEPENDENTES.
CLIQUE AQUI E ACESSE O CADASTRO PARA TUTORES DO CADÚNICO!
É PROTETOR INDEPENDENTE, INTEGRA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO, OU ONG, ENTÃO, CLIQUE AQUI!
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Samatec
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 33°