O futuro começa pelas crianças. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde entregou, nesta terça-feira (30), a reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello. O evento contou com a participação do prefeito Miguel Vaz, secretariado municipal, representante da Seduc, autoridades, alunos e comunidade local.
A obra foi executada através derecursos financeiros deconvênio com o Governo do Estado, totalizandoR$ 3.163.712,80.Dentre as melhorias e ampliação estão a revitalização da quadra de esportes, novo espaço administrativo, reorganização do bicicletário, jardinagem, reforma e ampliação da cozinha e refeitório, novo telhado, além de reforma de ambientes como banheiros, troca de portas e pisos com acessibilidade e plataforma elevatória.
O prefeito Miguel Vaz falou um pouco da história da escola e da alegria de entregar uma obra transformadora.
“Investir na educação é prioridade absoluta. Então, fazer novas escolas, abrir novas escolas, reformar, melhorar as existentes, criar um espaço atrativo para os alunos é muito importante. E essa escola tem uma história muito bonita, é uma homenagem a um dos pioneiros aqui do nosso município, o sr. Luiz Carlos Ceconello. Temos aqui a esposa dele, que é a Senhora Dora Ceconello, que é uma grande cidadã luverdense, que vive contribuindo com grandes projetos sociais. Então é um momento de muita alegria entregar essa escola completamente transformada. Aqui temos recursos do Governo do Estado, mais de R$ 3 milhões. Uma união de esforços, tanto da Seduc quanto da secretaria municipal para transformar essa escola”, enfatizou o prefeito.
Inaugurada em 31 de julho de 2009, a Escola Luiz Carlos Ceconello pertencia ao Estado e, em 2022, o Município assumiu a gestão da unidade. O Decreto nº 723/2020, do Governo do Estado, determina que até 2027 os Municípios assumam a responsabilidade pelos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estado fica responsável pelos alunos dos anos finais.
A coordenadora do Núcleo Regional de Lucas do Rio Verde, professora Denise Dalberto, represente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), falou sobre a municipalização da escola e da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura.
“Em Lucas do Rio Verde, a parceria do Governo do Estado e do Município sempre foi muito forte. Quando definiu-se por municipalizar a Escola LuizCarlos Ceconello, que é uma política de Estado, ela aconteceu com bastante tranquilidade, por conta dessa parceria forte. E a gestão municipal e a gestão estadual elas têm relações muito estreitas, não só nesta obra. E sempre que essas parcerias acontecem, quem ganha são os munícipes de Lucas do Rio Verde e a educação”, ressaltou.
Elaine Lovatel, secretária municipal de Educação, falou sobre a emoção de entregar a revitalização da escola Ceconello.
“Hoje é um momento de muita alegria e emoção. Em parceria com o Governo do Estado, entregamos para essa comunidade local essa obra de revitalização. Então, nós usamos recursos de forma que ele pudesse ser bem utilizado, e feito essa entrega com a revitalização de vários espaços, a ampliação da cozinha, ampliação do refeitório, pintura, troca de piso, enfim, ela está toda remodelada, merecida para essa comunidade e também para os alunos que aqui estudam. Um momento de agradecer a todos os profissionais da Educação que passaram nesses 15 anos, os profissionais da época que ela era estadual, agora os profissionais da época municipal, porque é o momento de agradecer, festejar e traçar novos desafios para essa escola tão bonita”, comemorou.
A Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, totalizando 700 alunos. Para atender este público a escola possui um quadro de recursos humanos de 71 profissionais distribuídos em equipe gestora, professores, equipe de apoio, estagiários e equipe terceirizada.
A sua edificação é de alvenaria e estrutura metálica, contendo bloco educacional e um bloco de quadra poliesportiva coberta, com 2.582,27 m² em dois pavimentos e 861,56 m² em pavimento único, respectivamente, totalizando área construída de 3.443,83 m².
Melhorias e ampliação
O investimento foi utilizado na reforma de vários ambientes da unidade escolar:
A cozinha foi reformada e ampliada, bem como o refeitório e áreas de apoio, adequando-as às normas da Vigilância Sanitária e demais legislações. Também foi feito o acesso para o recebimento da merenda;
Todos os banheiros, portas, o piso de toda a escola, pintura total (interna e externa), projeto de acessibilidade completo com plataforma elevatória, piso tátil, mapa tátil com braile em pedestal;
Foi refeito o telhado, calhas, rufos e condutores de águas pluviais; executado o projeto PPCI – Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, sistema de hidrante e SPDA – Sistema de Prevenção Contra Descargas Atmosféricas;
Também foi refeita a parte hidráulica de abastecimento e água potável, além de todo sistema de tratamento de esgoto sanitário;
Revitalização da quadra de esporte;
O estacionamento e o bicicletário da escola foram reorganizados, a parte da jardinagem foi revitalizada;
O setor administrativo recebeu mobiliário novo para a parte administrativa, cozinha e refeitório.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
Mín. 21° Máx. 27°