O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Sorriso tem uma nova mesa diretora. O presidente Renato Ferreira e a vice-presidente Katieli Araújo realizaram uma visita, nesta terça-feira (25), à secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, para apresentar as diretrizes do trabalho que será desenvolvido nos próximos dois anos.
Durante o encontro, os conselheiros reforçaram a importância do CMDCA na fiscalização e no apoio às instituições que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Segundo Renato, o objetivo da nova gestão não é apenas administrar recursos, mas também garantir que todas as instituições parceiras estejam em conformidade com a legislação vigente, com prestações de contas em dia e devidamente regularizadas.
“Não queremos ser vistos como um centro de distribuição de dinheiro. Precisamos fazer as cobranças, conhecer as instituições, auxiliar na regularização das que ainda não estão organizadas. Todas devem estar corretas, de acordo com o que preconiza a lei”, destacou Renato.
Além disso, o gestor afirma que CMDCA pretende investir em capacitações para novos conselheiros e conselheiros tutelares, bem como levantar dados sobre crianças e adolescentes para formular projetos estratégicos. Entre os temas prioritários estão gravidez na adolescência, violência infantil, programa de menor aprendiz, PET e o Projeto Criança Feliz.
A secretária Jucélia Ferro reforçou a importância do trabalho dos conselheiros no fortalecimento das políticas públicas. “Os conselheiros nos ajudam a fiscalizar. Queremos fomentar os conselhos municipais para que possamos atuar de maneira ainda mais efetiva na proteção de todos e, com isso, reafirmar nosso compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Sorriso, trabalhando em parceria com a sociedade civil para desenvolver ações que promovam bem-estar e inclusão social”, afirmou.
Texto: Bianca Arruda
Fotos: Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 28°