Terça, 29 de Outubro de 2024
22°C 33°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Prefeitura de Sorriso lança Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2024

Atenção, estudantes/atletas e técnicos!A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), está com inscrições abertas para ...

07/06/2024 às 09h54
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Atenção, estudantes/atletas e técnicos!A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), está com inscrições abertas para a concessão doPrograma Atleta do Futuro. O edital oferece cerca de 229 bolsas aos estudantes-atletas do Desporto de Rendimento do Município, divididos nas categorias Bolsa Nacional, Bolsa Estadual e Bolsa Talento, disponível aos estudantes que competiram em jogos no ano base de 2023.

O edital traz novidades este ano com a inclusão doPrograma Bolsa Técnico, que contempla também os profissionais que atuam como agente transformador no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades das modalidades esportivas do Município. Serão disponibilizadas 40 bolsas de suporte financeiro aos selecionados, que visam garantir mais conhecimento aos atletas e potencializar os resultados durante as competições.

Serão 800 mil reais disponibilizados para o programa, sendo 200mil de emenda parlamentar do vereador celso Kozack através de emenda impositiva.

As inscrições seguem até o dia 15 de junho. O solicitante deverá preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Sorriso, através do link https://forms.gle/hoT3CYWkM9u1DPfs9 . Após a confirmação de envio do formulário, o solicitante deverá aguardar avaliação da comissão de análise de mérito.

Dentre os requisitos exigidos para pleitear o recurso, o estudante/atleta deverá ter:

- Entre 11 e 24 anos;

- Ser atleta do Município;

- Ter sido aprovado no período escolar de 2023;

- Estar regularmente matriculado e frequentando instituição de ensino no ano letivo de 2024;

- Ser praticante de uma das modalidades ofertadas nos Jogos Escolares Brasileiro;

- Jogos Estudantis Mato-grossenses; Campeonato Estadual da Federação ou Campeonato Brasileiro da Confederação da respectiva modalidade.

- Mais informações de requisitos necessários no item 4. do edital.

O coordenador do Departamento ressalta que os programas são ações de políticas públicas municipais essenciais para a manutenção de adolescentes e jovens em programas de treinamento, de desenvolvimento esportivo e de formação de atletas amadores e/ou profissionais. Segundo ele, a introdução da Bolsa Técnico para treinadores reconhece e valoriza todos os agentes envolvidos e destaca o papel vital na formação esportiva local.

“Nos últimos cinco anos, mais de 1,5 milhão de reais foram disponibilizados, beneficiando mais de 1.650 estudantes atletas. E esse ano o programa Atleta do Futuro traz algumas novidades, como acréscimos de valores por categorias de auxílio, a idade de contemplação, inclusive, atletas em estágio de ensino universitário e a inclusão do Bolsa técnico”, destacou.

 O Programa Atleta do Futuro que está na 16ª edição e é concedida em diferentes categorias, que variam de acordo com o desempenho e resultados obtidos pelos atletas que visa garantir uma ajuda de custo para impulsionar a descoberta de novos talentos promovendo a diversidade e a inclusão no esporte, garantir o aprimoramento dos programas municipais de incentivo ao esporte.

A publicação do resultado preliminar será no dia 21/06/2024 e o solicitante tem até o dia 21/06 a 23/06 para interpor recurso. A Semel divulgará o resultado final no dia 25/06 e, posteriormente, entrará em contato com os contemplados para assinatura do termo de adesão ao programa, que será feito por agendamento.

O programa Atleta do Futuro é uma ação de política pública municipal, que utiliza o repasse de recursos financeiros em forma de ajuda de custo para a manutenção do esporte nas categorias de base.

Mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone 3545-4703.

“São 16 anos de programa, em que muitos jovens talentos esportivos foram contemplados e revelados, se tornando atletas amadores ou profissionais referências em diversas modalidades”, finaliza o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Divulgação

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.