Uma estrutura flutuante, feita por bombonas recicláveis para recolher resíduos em ambientes aquáticos. A primeira Ecobarreira foi instalada no lago Ernani Machado, um dos cartões postais de Lucas do Rio Verde.
O processo de criação do sistema foi realizado pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, sendo apresentado neste sábado (8), aos voluntários que faziam a limpeza do lago - ação paralela do cronograma da Semana do Meio Ambiente.
“Instalamos uma placa de identificação no local em que se encontra a Ecobarreira, no início do lago, para que a população possa saber qual é a sua funcionalidade. O objetivo reter resíduos que desçam sob a superfície da água. Nós vamos fazer um teste para ver como vai se comportar essa ecobarreira, mas a gente está bem otimista e esperamos que seja o primeiro de muitas ações voltadas para essa causa ambiental”, reforçou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
Limpeza do lago
Na ação de recolhimento de lixo no entorno do lado, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que foram 225 quilos retirados do local.
Os resíduos foram encaminhados ao Ecoponto para a realização da triagem com beneficiamento de materiais recicláveis da coleta seletiva, sob operação da Cooperativa Arcor Lucas.
A ação voluntária contou com apoio de mais de 30 pessoas. Além dos servidores da secretaria e do Saae, contribuíram para o ato o Clube de escoteiros Calango, Brigadistas, Syngenta, CDL, Lions Club, Câmara de Vereadores, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, imprensa, Ministério Público, Unilassalle e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Mín. 22° Máx. 33°