A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite está a todo vapor em Primavera do Leste. Os responsáveis têm até sexta-feira (14) para levarem as crianças menores de 5 anos até as unidades de saúde.
Iniciada no dia 27 de maio, a Campanha tem como público-alvo crianças menores de 1 ano, que devem atualizar a caderneta vacinal e os pequenos de 1 a 4 anos, que precisam receber uma dose.
O imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Para aqueles que não puderem comparecer nesse horário, duas ESF’s estão com horário de atendimento estendido. As unidades do Parque Eldorado e Buritis atendem a população das 18h até a meia noite.
Proteção em primeiro lugar
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3. Ela acomete, em geral, os os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A doença está eliminada do Brasil desde 1994 e a estratégia de vacinação é fundamental para que o vírus não seja reintroduzido no país.
“Meningite, sarampo, poliomielite são doenças que foram eliminadas, que não nos assombram mais graças à vacina. Então é importante manter a caderneta atualizada para proteção. Doença é que dá trabalho.”, lembra a coordenadora de Imunização do município, Danila Martins.
A mãe da pequena Maria Alice, Eliane Ribeiro Jesus, comenta sobre a segurança proporcionada pela vacinação. “Sempre queremos o melhor para nossos filhos e precisamos fazer nosso papel como pais e trazer a criança para vacinar”, destacou.
Mutirão de vacinação
A Secretaria de Saúde intensificou as ações para atingir mais pessoas em diferentes locais e horários. Assim, durante todo o dia de inauguração do Complexo Esportivo Dito Eletricista, que aconteceu no sábado (8), no bairro Primavera III, a equipe esteve presente levando informação e aplicando os imunizantes.
No domingo (9), a equipe de imunização esteve na lagoa Vô Pedro Viana das 15h às 18h. O mascote da Saúde, Zé Gotinha, dançou e animou as crianças com músicas infantis, transformando o momento em uma possibilidade de diversão para além da proteção.
Mín. 22° Máx. 33°