Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Governo do Estado, por meio do Projeto Muxirum, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Verde iniciou nesta quarta-feira (12) mais uma turma de alfabetização na terceira idade.
Nove alunos com idade entre 63 e 85 anos terão aulas com a professora Renata Fernandes Cruz, às quartas e sextas-feiras entre 7h30 e 9h30. As aulas, que vão até novembro, estão sendo ministradas no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI) Beno Jhonner.
Com 75 anos, dona Dionísia Moura Vaz afirma que é bom poder participar das aulas, que, além de proporcionar o aprendizado que não teve na infância, também aumenta a oportunidade de convivência com outras pessoas.
“Uma que distrai bastante e outra que a gente vai aprender o que não aprendeu anos atrás, o que a gente não aprendeu quando era jovem. Quando era na época de aprender, na verdade, a gente não aprendeu, não teve oportunidade”, lamentou ela.
Emocionada, ela lembra que chegou a iniciar os estudos e se recorda até mesmo o nome da professora, mas foi retirada da escola pela mãe antes de concluir o primeiro ano primário. Ela conta que sabe ler, mas seu maior desejo é poder escrever o nome dos três filhos.
Secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama de Campo Verde, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, destaca a importância de se proporcionar o aprendizado a quem, no passado não teve oportunidade de tê-lo. “Nós fomos procurados ao longo do tempo. Todos os nossos idosos relataram para nós o desejo de aprender a ler e a escrever o nome. Para nós é uma grata satisfação termos essa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Governo do Estado através desse projeto Muxirum. A leitura, o aprendizado e a alfabetização, veem para concretizar e abrir novos horizontes”, destacou a secretária.
Rosilei frisou também que é um objetivo da Secretaria de Assistência Social, oportunizar que os idosos possam sempre fazer algo novo. Ela ressaltou que a alfabetização é um sonho dos idosos. “Na infância, muitos deles não tiveram oportunidade de frequentar os bancos escolares devido às condições da família, muitos tiveram que trabalhar, ajudar os seus pais muito crianças ainda. E hoje é o momento. Nunca é tarde para aprender. Eles estão no momento certo, no local correto onde a gente dispensa todo um trabalho, todo atendimento com muito carinho, com muita atenção, com muito zelo”, frisou a secretária.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Mín. 22° Máx. 27°