Uma experiência exitosa. Essa foi a classificação doPrograma Vacina Mais Sorrisoapresentado ontem, 12 de junho, em Cuiabá durante a 2ª Jornada Estadual de Imunização. O encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) buscou apresentar e fortalecer as ações de vacinação em Mato Grosso.
Com a execução de atividades que incluemCarro da Vacina; Vacina Itinerante; vacinas em pontos e eventos estratégicos; Vacina na Escola; horário estendido; criação de ambientes lúdicos e investimento na capacitação de profissionais de saúde, com o Vacina Mais Sorriso, o Município alcançou aumento significativo na adesão vacinal nas coberturas da BCG, Meningococo C, Penta, Pneumocócica, Poliomielite, Poliomielite 4 anos, Hepatite A, Pneumocócica 1ª ref., Meningococo C 1ª ref, Tríplice viral D2, DTP, DTP ref (4 e 6 anos) e Varicela.
“Embora algumas campanhas não tenham alcançado o índice de 95%, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, todas as campanhas tiveram um aumento expressivo”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro. “E receber essa menção como experiência exitosa nos fortalece e estimula a continuar atuando; esse troféu é mérito de toda a equipe e de todas as famílias que atenderam o chamado para a prevenção”, completa.
A estratégia sorrisense foi bem avaliada pelas enfermeiras Evelin Plácido, presdiente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Regional de São Paulo e Mayra Moura, diretora da SBIm. “Elas elogiaram as iniciativas que propomos ressaltando a busca ativa do público-alvo”, explica Taynná.
Durante o encontro, o secretário-adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES/MT, Juliano Melo, ressaltou a importância do debate acerca da imunização. Para Juliano, a questão atual é pensar estratégias para um status de qualidade durante o processe de imunização.
O encontro que iniciou ainda na terça-feira, dia 11 e se estendeu até ontem, abordou várias temáticas como hesitação vacinal; vacinação covid-19; atualizações sobre a vacinação contra o HPV; atualizações do Calendário Nacional de Vacinação em 2024 com ênfase nas vacinas BCG e dengue; eventos supostamente atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI); a importância da enfermagem na condução, gerenciamento e notificação; biossegurança na sala de vacinas e finalizou com um painel que tratou da auditoria do Tribunal de Contas de Mato Grosso sobre o Programa Nacional de Imunizações e seus reflexos nos municípios mato-grossenses.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 22° Máx. 27°