O município de Sorriso sediará, entre os dias 14 e 15 de maio (terça e quarta-feira), o 2º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso. Promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (Utra), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), o encontro tem por objetivo fomentar o crescimento econômico, geração de empregos, além de contribuir para os avanços tecnológicos do setor agroindustrial.
Nova Mutum foi o primeiro município do estado a sediar o encontro, em 2023. Na ocasião, técnicos do setor produtivo e agricultores familiares apresentaram as próprias experiências como sugestão de inovação do setor.
Já para a edição de Sorriso, o ponto central dos debates serão os produtos de origem animal com ênfase na responsabilidade técnica do médico veterinário; comércio e exportação de produtos de origem animal; equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal; Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM); entre outros mecanismos desenvolvidos com a finalidade de impulsionar a pequena, a média e a grande propriedade rural.
“A agroindustrialização é um tema importante não só para a agricultura familiar, mas ao setor produtivo como num todo. Ao ofertarmos gratuitamente um evento dessa envergadura estamos possibilitando que todos, sem exceção, tenham acesso a dados relevantes para fomentar o setor produtivo”, observa o gestor da pasta, Marlon Zanella, ao antecipar que o seminário reunirá representantes dos 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa).
A abertura do 2º Seminário para Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso acontece na terça-feira (14), das 7h às 17h, nas dependências do anfiteatro Farroupilha do Centro de Eventos Farroupilha, no bairro Rota do Sol.
O seminário tem continuidade no dia seguinte (15), no mesmo horário e local.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas CLICANDO AQUI.
Confira a programação completa:
Terça-feira (14/05)
8h – Cerimônia de abertura
9h30 – Palestra: Lei nº 12.387 e seus aspectos na agroindústria de pequeno porte em Mato Grosso
14h – Palestra: Licenciatura ambiental agroindustrial
15h45 – Palestra: Políticas públicas e programas de fomento para agroindústrias em Mato Grosso
Quarta-feira (15/05)
8h – Importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no desenvolvimento regional do Cidesa
8h30 – Benefícios e implementação de SISB-Poa
9h45 – Caso de sucesso: SISB-Poa e Consórcio Cidesa “Complexo Nascentes do Pantanal”
11h – Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar
14h – Caso de sucesso: Agroindústria de leite A2 e queijo de pequeno porte
15h45 – Políticas públicas federais de desenvolvimento da agroindústria familiar
17h – Deliberação de encaminhamento de demandas
17h30 – Encerramento e entrega de certificado de participação
Ainda com relação ao tema, nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira), outros dois eventos complementares serão realizados. O primeiro deles no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), a partir das 9h30, e o segundo às 9h30 na sede do Sindicato Rural.
Texto: Michel Ferreira
Fotos: Arte/Victor Rodrigues
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 27°