A gestão municipal anunciou nesta semana uma conquista histórica para o município: a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) afastada da região central da cidade. A nova Estação passará a operar na zona rural de Primavera do Leste.
Uma notícia aguardada pelos moradores do município há décadas, a transição acontece para acompanhar o crescimento acelerado da cidade. O prefeito Leonardo Bortolin celebrou a realização. “A estação será construída de forma modular, de modo que possa expandir a capacidade de tratamento de acordo com a expansão da nossa cidade”, afirmou.
Bortolin completou ainda que onde está localizada a atual ETE será construído um parque amplo com áreas de convivência, dando continuidade à orla do Lago Vô Pedro Viana, cartão postal da cidade.
Um investimento robusto de mais de R$ 34 milhões, a troca trará benefícios ao município visto que o volume de tratamento de esgoto poderá ser triplicado em relação ao atual. “Hoje o volume de esgoto tratado é de 80 litros por segundo e com a mudança, inicialmente, o volume tratado será de 120 litros por segundo, podendo chegar a até 240 litros por segundo”, explicou o supervisor de operações da AEGEA, Edvaldo Mendonça.
A mudança reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população primaverense e colocará fim ao problema do mau cheiro que se espalha por parte da cidade, um problema de infraestrutura urbano que perdurava há décadas. As obras iniciam em breve e a previsão é que a nova ETE esteja funcionando a todo vapor até o final de 2025.
Mín. 21° Máx. 31°