A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde participou, nesta terça-feira (02), da cerimônia de premiação do 3º Prêmio Educa MT. O evento, realizado no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, reuniu representantes das 100 escolas (sendo quatro de Lucas do Rio Verde) vencedoras da edição, pelas boas práticas que elevaram os índices de alfabetização na idade certa, de até 7 anos e oito meses.
Representando o município luverdense, participaram do evento a secretária de Educação, Elaine Lovatel, coordenadores, professores, membros da equipe técnica e os gestores das escolas municipais premiadas de 2° ano do ensino fundamental, São Cristóvão, Luiz Carlos Ceconello, Menino Deus e Professor Marcelino Espíndola Dutra.
“Foi um momento de confraternização e de muita alegria pelo fato de nós termos conseguido alcançar os resultados tão almejados e planejados em 2023. Todas as nossas 12 unidades escolares do ensino fundamental, elevaram muito os seus resultados, mas apenas quatro conseguiram atingir a média para ser premiada. Enquanto gestão, nós trouxemos todos os gestores para vivenciar a magia, a alegria, a euforia que foi participar do momento da entrega. É um momento muito festivo, de agradecimento, para que a equipe da secretaria retorne ao município ainda mais empenhado e animado pra que possamos continuar focados em 2024, e trazer para 2025, novos prêmios, novas escolas premiadas”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.
O aluno Matheus Felipe, da Escola Municipal Vinícius de Moraes, também participou da cerimônia, onde recebeu a medalha pelo primeiro lugar em proficiência em língua portuguesa na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, com a nota 853, arrancando a emoção dos pais.
“É a primeira vez que ele é premiado e a gente se sente muito orgulhoso, por ele dar esse presente não só pra gente, mas também para o município. Ele é um filho que nos dá muito orgulho. Só tenho que agradecer a Deus e dizer que é uma felicidade sem tamanho por ele ganhar essa premiação”, contou Jhonny Felipe, pai do Matheus.
* Luiz Carlos Ceconello: R$ 183.744,14,(Foto: Ascom Prefeitura/Carine Alves)
O Programa Alfabetiza MT foi lançado pelo Governo de Mato Grosso em 2021 e, por meio de parceria entre Estado e Municípios, disponibiliza recursos para processo formativo no decorrer do ano e, ao final do processo, realiza a premiação das escolas com os melhores resultados na avaliação.
A premiação visa reconhecer o desempenho das escolas na alfabetização, por meio de avaliação dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados e que tenham sido avaliados pelo Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso – Avalia MT, por meio da Avaliação Somativa, e premiar todos os anos as 100 escolas que se destacaram com os melhores desempenhos.
Mín. 21° Máx. 31°