Ao longo dessa semana, acontecem as assembleias gerais ordinárias das cooperativas escolares que integram o “Programa Cooperativas escolares”, da Sicredi Ouro Verde MT. Serão cinco noites de apresentações, com participação de escolas municipais.
A iniciativa conta com participação de quatro escolas e é uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Cooperativa Sicredi. Este ano, uma nova escola passará a integrar o projeto, a Escola Municipal Fredolino Vieira Barros.
“Essa é uma ação em parceria com a Sicredi que está dando um resultado muito positivo no interior das escolas, pelo fato de eles trabalharem o protagonismo juvenil, então é todo um encaminhamento que é feito, tem toda uma trilha de informações que precisa ser trabalhada. Além de envolver os estudantes nas tomadas de decisões, nas organizações, de olhar para a escola no sentido mais amplo dela”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
A primeira apresentação, na noite de segunda-feira (21), foi da Escola Municipal Olavo Bilac, que criou a “OlavoCooper” e participa do programa desde 2021. “Estamos desenvolvendo ações de protagonismo, fortalecendo a filosofia que é o cooperativismo dentro da nossa comunidade, aprendendo a cooperar uns com os outros, trabalhando em equipe”, acrescentou a professora-orientadora da unidade escolar, Marta Brizola.
Este ano a escola vem trabalhando as ações de cooperativismo, em conjunto com o programa “Lixo Zero”, desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com envolvimento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação e participação de 23 unidades de ensino, entre escolas e instituições de educação.
“Eu participo do Lixo Zero para ajudar não só a cooperativa como também a comunidade. Você diminuindo uma porcentagem do resíduo que vai para o aterro sanitário é muito bom, porque vai ajudar o nosso planeta, a nossa comunidade e todo mundo”, disse o estudante Davi Guilherme dos Santos, de 12 anos.
O presidente da cooperativa, participou da assembleia e destacou os resultados do programa nas escolas. “Eu penso que sim, toda semente plantada ela começa a germinar e começa a dar fruto a partir de agora. Contamos com a compreensão de toda a sociedade, principalmente com as escolas que já tem implementado o programa União Faz a Vida, com a parceria e o apoio da Prefeitura”, finalizou o presidente da Sicredi, Eledir Techio.
Nesta terça-feira (22), a apresentação da assembleia ordinária ficou por conta da Escola Municipal São Cristóvão. Nesta quarta-feira (23), a cooperativa escolar da Escola Municipal Eça de Queiroz fará sua assembleia, seguida na quinta-feira (24) da Escola Municipal Cecilia Meireles. Na sexta-feira (25), será a Assembleia de Constituição da cooperativa da Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, que fica no distrito de Groslândia.
Mín. 21° Máx. 31°