Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
20°C 29°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Prefeitura realiza primeira reunião do ano sobre a Causa Animal

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite desta quinta-feira (13), a primeira re...

14/02/2025 às 12h50
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
(Foto: Ascom Prefeitura/Carine Alves)
(Foto: Ascom Prefeitura/Carine Alves)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite desta quinta-feira (13), a primeira reunião do ano para tratar sobre a causa animal no município. Autoridades, protetores de animais e representantes de ONG’s estiveram presentes no encontro.

“Nós marcamos essa reunião para abordar tudo que tem sido feito pelo poder público de maneira geral nos últimos anos, avaliar quais são os desafios, definir os próximos passos e ouvir também as demandas das pessoas que estão na ponta desse importante trabalho, para que a gente possa internalizar e buscar políticas públicas cada vez mais abrangentes nessa importante causa. Estamos trabalhando diariamente para ampliar os serviços e diminuir a população de animais de rua, dando uma resposta para a população que anseia para que essas situações se normalizem”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Na ocasião, foram apresentados os serviços que são realizados pela Secretaria, através da Unidade Permanente de Castração. A equipe do espaço já castrou mais de 3.800 animais, oferecendo transporte, exames, coleta de sangue para cães e gatos, retirada de pontos, castração, além da microchipagem, que já foi feita em mais de 1.000 animais de Lucas do Rio Verde.

“O município conta atualmente com dois abrigos que são geridos por associações, o poder público repassa fomentos mensais para auxiliar na compra de ração e de medicamentos, já foram mais de 800 kg de rações doadas através do Banco de Ração. Entendemos que o abrigo não é a única ferramenta, mas é uma importante etapa para o fechamento do ciclo. Precisamos ampliar os serviços para coibir o abandono, campanhas de conscientização, melhorar o serviço da fiscalização para conseguir controlar a quantidade de animais de rua e incentivar a adoção de cães e gatos através das feiras”, reforçou Felipe.

O prefeito Miguel Vaz também esteve presente no encontro, onde foi apresentado o projeto do hospital veterinário da Unilasalle/Lucas, que atenderá a demanda do curso de medicina veterinária, além de ser um importante espaço para atendimento dos animais da região.

“Foi uma reunião de esclarecimentos e da apresentação desse projeto tão importante da Unilasalle, que em breve estará em funcionamento. Estamos estudando uma parceria entre o poder público e a instituição para atender esses animais em situação de vulnerabilidade e risco”, ressaltou o prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.